Pr. Deuramar Ribeiro Leite – No evangelho de Mateus, capítulo 2 e versículo 12 encontramos a seguinte passagem: “E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho”. O texto bíblico está relacionado a vida de três magos, que vieram do Oriente a Jerusalém, em busca do menino Jesus, recém-nascido em Belém, uma cidade que ficava cerca de 100 km de Nazaré.

Inicialmente os magos foram orientados por uma estrela que apontava o nascimento do novo Rei dos judeus, Jesus Cristo. Eles foram direto ao palácio de Herodes, o rei da Judéia (Mateus 2.1) a fim de adorar o menino Jesus assim que o encontrassem (Mateus 2.2).

Até então Herodes não tinha conhecimento desse relato. No versículo 3 de Mateus, diante dessa informação, faz com que Herodes e toda a Jerusalém fique perturbada. Por determinação de Herodes, os sacerdotes e outras autoridades convocadas por ele declaram o exato local onde deveria nascer o menino Jesus, em Belém, para onde os magos se dirigiram.

Antes de serem despedidos pelo monarca, Herodes chamou os magos secretamente e pediu para que eles assim que o encontrassem o menino Jesus, dessem o endereço para ele para que também fossem adorá-lo. Herodes na verdade não aceitou essa informação do nascimento de um outro rei, e portando, sua intenção era matá-lo.

Por divina revelação, após encontrarem e adorarem o Salvador do mundo, Deus orientou os magos que não voltassem mais por Jerusalém, e assim eles fizeram, indo por outro caminho.
   

A atitude dos magos em retornarem por outro caminho, revela a situação do homem pecador que ao encontrar com Deus por meio da revelação dada pelo Espírito Santo, torna-se impossível trilharmos pelo mesmo caminho, que ora estávamos a andar. Quando verdadeiramente encontramos com Cristo, mudamos de caminho, de rota, de rumo e alvo. Nosso objetivo agora é agradar a Deus e vivermos uma vida que possa nos levar a uma vida eterna.

Muitas pessoas chegam até afirmarem que hoje são evangélicas, outras, gospel, mas muita das vezes a gente não vê mudanças na vida de algumas delas. Muitos continuam na mesma vida de outrora, e afirmam que tiveram encontro com Cristo. Evangelho é o poder de Deus, que vai de encontro a fraqueza humana. Em Romanos 1. 16, Paulo escreve: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê [...]”.

É impossível uma pessoa ser transformada pelo evangelho de Cristo e continuar no mesmo caminho. Em Cristo, somos agora nova criatura, as coisas velhas se passaram e tudo fica novo, é o que a Bíblia afirma, (2º Coríntios 5.17). Deus só se revela para quem o busca. Por meio de revelação Ele falou com os magos, e porque não falou com Herodes? Herodes nunca se interessou em saber de um outro Rei, ele não examinava as escrituras, como os magos fizeram; e são as escrituras que testificam de Cristo, “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”, (João 5.39).

Os magos foram grandemente abençoados por Deus. Eles foram os primeiros a verem a Estrela de Deus, um dos primeiros a comemorarem o verdadeiro natal, o nascimento de Jesus. Receberam revelação de Deus e orientados pelo Senhor a voltarem por outro caminho. Mude sua vida hoje, se interesse pelas coisas de Deus. Leia a Bíblia. Eu garanto que Deus irá falar com você. Sua vida será transformada e com certeza você trilhará por um outro caminho, uma nova rota. O caminho é Cristo (João 14.6).

Lembre-se: Para entrarmos na vida eterna com Cristo, é preciso mudarmos a rota!

Que Deus te abençoe juntamente com a sua família. Feliz 2017!!