Na epístola de Paulo aos 1º Coríntios 11:23-26, destaca a Bíblia: 

Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

A Santa Ceia foi instituída por Jesus Cristo na noite anterior à Sua crucificação. Essa noite era o dia da páscoa judaica. De acordo com os evangelhos e o próprio apóstolo Paulo, a instituição da Santa Ceia do Senhor se deu na noite em que Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas.

Essa refeição noturna do Senhor, dependendo do grupo cristão, pode ser chamada de: a Santa Ceia, como também de Ceia do Senhor, Última Ceia, Comunhão, ou Eucaristia, nome dado pela igreja católica à Santa Ceia.

O objetivo principal da Santa Ceia é celebrar o imperecível amor de Jesus pelos seus seguidores, a igreja do Senhor. Esse memorial é um símbolo do seu corpo que foi quebrado por nós naquela cruenta cruz.

Jesus a instituiu como uma nova aliança através de seu próprio sangue, não mais sangue de animais, como era a celebração no antigo pacto. O apóstolo Pedro enfatiza de maneira clara sobre essa aliança em I Pedro 1: 18-19

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

A ordenança da Santa Ceia instituída por Jesus torna-se uma lembrança de Seu sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Quando a realizamos, mantemos o memorial, lembrando a morte de Jesus em nosso favor.

Além de ser um memorial, a Ceia do Senhor é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Um momento único e especial.

O AMOR DE DEUS

De acordo com os textos de I Coríntios, lidos no início da mensagem, podemos destacar que a celebração da Santa Ceia do Senhor revela o grande amor de Deus ao fazer com que o corpo de Jesus fosse partido conosco.

O VALOR DO SANGUE DE JESUS

A celebração aponta também para o valor do sangue de Jesus, quando ele mesmo disse: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue”. 

A COMUNHÃO

A Santa Ceia revela a comunhão entre os seguidores de Jesus, ao declarar Ele: “fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.”

O DEVER DE FAZER MISSÕES

O memorial remete-nos a pensar no dever de fazermos missões. No versículo 26, Paulo declara: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor...”

A VINDA DE JESUS

E por último, a Santa Ceia é um momento também de alimentarmos a nossa esperança, pois aponta para a segunda vinda de Cristo, o arrebatamento da igreja. Na última parte do versículo 26, conclui: “até que venha”. Glória a Deus!

Como se trata de um momento íntimo do crente com Jesus, para participar da Santa Ceia, devemos estar em comunhão com Ele. Nos versículos 28 e 29, está escrito: 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.

Que Deus abençoe você e até a próxima!

VEJA O VÍDEO DA MENSAGEM