Olá meus amigos e irmãos, que a graça de nosso bondoso e eterno Deus esteja sempre em sua vida.

No evangelho de Marcos capítulo 10 e o versículo 50, relata a Bíblia: 

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 

Essa passagem bíblica se refere a um homem chamado Bartimeu. Ele era uma pessoa com deficiência visual, era cego, e devido às condições da época, vivia a vida como um mendigo, e necessitando de esmolas para a sua sobrevivência. Podemos encontrar o relato no versículo 46 do mesmo capítulo: 

Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

 

No versículo 47, Bartimeu ouve que Jesus estava passando por aquele caminho, e então, com o coração cheio de fé, acreditava que o seu problema visual poderia ser resolvido pelo o Mestre, e decide chamar a atenção de Jesus através do clamor: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. A multidão ainda tentou parar os gritos de Bartimeu, mandando que ele se calasse, mais foi em vão, pois ele passou a clamar ainda mais. A final de contas, só ele e o Senhor Jesus Cristo, sabia de seu sofrimento, sem poder enxergar, vivendo como mendigo, e essa era uma oportunidade especial para Bartimeu, pedir ao dono da cura, o Médico dos médicos, Jesus, a sua restauração.

Ao ouvir o clamor de Bartimeu, Jesus então para e manda chamá-lo. E Bartimeu, com o coração cheio de fé e esperança, antes de se levantar para ir ao encontro do Mestre, ele toma uma atitude: tira de sobre si, a capa que até aquele momento ele a usava, conforme o texto bíblico que lemos no início do vídeo.


É sobre essa atitude, tirar a capa, que queremos falar. Para Bartimeu, a capa servia como cobertor, como abrigo, e talvez fosse o objeto mais importante para ele nas situações do dia a dia, porém, era uma capa que durante toda a sua vida serviu apenas para revelar a sua dependência como mendigo e cego que até então ele era.

Mas, Bartimeu tomou uma atitude diferente, resolveu abandonar aquela capa que só lhe trazia más lembranças, pois para ele, a capa: era uma capa de cego, era uma capa suja, uma capa que não oferecia esperança, uma capa que não lhe proporcionava um futuro diferente do presente estado em que vivia, e ainda, era uma capa sem dignidade. Por isso, ele a abandonou. Lançando a capa fora.

Para Bartimeu, se ele não tivesse tomado essa iniciativa, continuaria com aquela capa pelo resto da vida dele, sem lhe conceder nenhuma mudança. 

O encontro com Jesus naquele dia, mudou toda a sua história, porém ele teve que se desfazer daquela capa, caso contrário, não teria adentrado a presença do Mestre. A atitude de Bartimeu demonstra que ele estava deixando de lado tudo aquilo que humanamente não lhe tinha dado solução, e que simplesmente servia apenas para camuflar o seu sofrimento, sua dor, sua solidão, sua infelicidade e que ao deixar a capa para trás dizia: "Hoje eu quero vida nova, quero visão, quero ver o que Deus preparou para mim!" Glória a Deus!

Diante do Mestre, Jesus lhe faz uma pergunta: Que queres que te faça? E Bartimeu declara: Mestre, que eu tenha vista. Jesus, como onisciente, sabia o que Bartimeu queria, mas, ao questioná-lo o Senhor pretendia estimular a fé no coração do mendigo.

Deus sabe de nossas necessidades, porém, Ele quer nos ouvir. No versículo 52: “E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

O próprio Senhor Jesus declarou que veio do céu, do pai, para servir ao pecador arrependido na terra. Todo ser humano que está aflito, Jesus é o Socorro. Ele ama e está preocupado com você. Quando nos encontramos com Jesus, mudamos de caminho, de rota e Ele muda a nossa história.

Antes de encontrar com Jesus, Bartimeu era guiado pelas mãos humanas; agora, guiado pelas mãos de Deus. Não só ouvia, mas agora, vendo com os seus próprios olhos. Não se encontrava mais a beira do caminho da miséria, mas, dentro do Caminho que é Cristo, que é vida, amor, paz e esperança. Glória a Deus!

Se você está vivendo uma vida sem paz, amor e sem certeza de uma vida eterna em Cristo Jesus, lhe apresento essa tomada de decisão: Abandone essa capa que você trás consigo. Arrependa de seus pecados. Entregue seu caminho à Cristo, e Ele lhe proporcionará uma nova vida.

Lembre-se: abandone ainda hoje essa capa, pois o Mestre lhe chama e quer realizar um milagre em sua vida!

Até a próxima!

ASSISTA AO VÍDEO DA MENSAGEM