A mensagem é com base ao texto bíblico de I Reis 19.11 à 13: “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” 

O texto bíblico se refere ao profeta Elias. Ele se encontrava no Monte Horebe, o monte de Deus, monte também chamado de Sinai, onde Moisés recebeu as tábuas da Lei. Naquela ocasião, antes de Deus falar com o profeta, Elias se encontrava escondido em uma caverna fugindo das perseguições promovidas pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel. Esse casal havia instalado em Israel o culto a baal e Deus usou Elias para repreender os idólatras, matar os profetas falsos e destruir o culto a baal. 

Devido os acontecimentos terem se desenrolado no Monte Horebe, de acordo com os estudiosos da teologia, existe um paralelismo entre a obra de Moisés e a do profeta Elias. Pois se Moisés foi o fundador da teocracia, Elias foi o restaurador. Ambos tiveram um encontro com Deus estando no mesmo monte. 

O episódio ocorrido com os dois personagens bíblicos apontava para a obra redentora de Jesus Cristo, quando séculos mais tarde, já em outro monte, ambos apareceram ao lado do Cristo transfigurado. Só que Deus não se revelou a Elias da mesma maneira como foi com Moisés. 

Em um momento de fraqueza, Elias resolveu fugir das ameaças e se escondeu em uma caverna. Não era da vontade de Deus que o profeta estivesse naquele lugar, tanto é que Deus perguntou o que Elias estava fazendo ali. Elias estava perturbado e o que naquele momento aparentemente lhe restava era apenas o medo, o desânimo e o desejo de morrer. Deus tinha ainda muita obra a realizar por meio de Elias. A caverna não podia proporcionar nenhuma segurança ao profeta, e nesse contexto podemos observar que a caverna simboliza o medo e a covardia. 

Infelizmente, muitos tem vivido dentro de cavernas espirituais onde já perderam a visão e a fé. Mas, se você não está achando força para sair de dentro dela, em nome de Jesus Cristo, o Senhor Deus, assim como ele fez com Elias, através da Palavra, Ele vai te tirar de dentro dela. Eu creio, e se você também crê, diga amém! 

O texto bíblico declara que Deus manda Elias sair de dentro da caverna. E de imediato o Senhor manda os elementos raivosos da natureza usados muitas vezes para juízos, sendo: um vento, depois um terremoto e posteriormente fogo antes de falar com Elias. Mas, o Senhor não estava em nenhum desses fenômenos da natureza. Porém, depois de tudo isso, VENTO – TERREMOTO e o FOGO, então, veio um som, uma voz mansa e delicada da parte de Deus falando com o Elias. Com isso, o Senhor estava mostrando o contraste dessa suavidade com aquele espírito de revolta e rancor que havia se instalado no coração do profeta. 

Ao responder Elias com voz mansa e suave, o Senhor mostrava ao profeta que os seus desígnios também se cumprem através da paciência e do sofrimento. 

Tem uma frase de autoria do militar romano Júlio César, que diz: “Os soldados mais fortes não são descobertos em tempos de paz e sim resistindo em meio suas guerras”. Era o que Elias precisava saber em meio a uma guerra, só que era contra ele mesmo. 

Diante do que sobrou do vento e foi destruído pelo terremoto e consumido pelo fogo, os fenômenos, como precursores da presença divina, Elias, ouve a suave voz de Deus, e sai da caverna para cumprir a missão do Senhor. 

Deus não determinou a Elias que fosse por um outro caminho, e sim, pelo mesmo que o havia conduzido à caverna. Está no verso 15: “E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho...”. 

A você, meu irmão e irmã, Deus vai te fortalecer, te levantar e te honrar no mesmo caminho que você se sentiu caído e derrotado. Sabe porquê? Para que eu e você não esqueça, que é Deus que dá força ao cansado, abatido e muda o quadro do desanimado. Glória a Deus! 

Depois do vento, terremoto e fogo, vem a voz suave de Deus para o seu coração a fim de acalentar a sua alma. E isso se dá, através do Evangelho de Cristo. Pastor Russell Norman, declarou que “o evangelho é uma voz gentil de amor, graça, misericórdia e paz. Se a lei, dada a Moisés foi acompanhada por relâmpagos e terremotos, bem-aventurados os que ouvem a voz tranquila do evangelho”. 

Desejo paz ao seu coração. Que Deus abençoe você e sua família. Até a próxima!

ASSISTA A MESNAGEM ATRAVÉS DE VÍDEO