Que a graça do bondoso e eterno Deus esteja sempre em sua vida. O tema de hoje é: A GRAÇA DE DEUS - SEM ELA ESTARÍAMOS PERDIDOS. A leitura bíblica é em Tito 2.11: “
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,”. 

Prezados ouvintes da Palavra do Senhor, fomos chamados por Cristo para pregarmos o evangelho Dele. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. Você não é obrigado aceitá-lo, mas, uma coisa eu digo a você: Não existe salvação fora de Cristo. Sem Jesus, sem uma aliança com Ele, será impossível o homem ser salvo. 

Por causa da desobediência de nossos primeiros pais no Éden, Adão e Eva, todos nós nos tornamos pecadores e ficamos afastados de Deus. O pecado criou uma barreira de separação entre o homem e Deus. Podemos confirmar isso no livro de Isaías 59.2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” 

A única maneira do homem voltar a ter um relacionamento com Deus é fazendo uma aliança com o Senhor através do sangue de Jesus. A desobediência do primeiro Adão no Éden, quebrou a aliança, o concerto do homem para com Deus. Mas, a obediência do segundo Adão, Jesus, na cruz do Calvário, pode possibilitar novamente o retorno do homem pecador ao trono de Deus. 

O meu foco é cumprir a determinação da Palavra de Deus conforme Marcos 16.15-16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Está aqui a razão de nós usarmos a internet para através dela alcançarmos parte do mundo com a pregação do evangelho para que o homem creia nas boas novas e seja salvo. 

Aqueles que a ouvirem e não aceitarem, não serão mais inocentes quando Deus der início ao seu julgamento em um futuro próximo. 

A minha obrigação através da exposição bíblica não é convencer ninguém. Esse papel é missão do Espírito Santo, está em João 16.8: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” O nosso papel é o de apenas falar de Jesus, e de Sua missão aqui na terra. É o de semear a semente do evangelho, é a missão de lançar o pão. Em Eclesiastes 11.1, está escrito: “LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” O pão, pode representar a Palavra de Deus; enquanto que as águas, representa as pessoas, a humanidade carente de salvação. 

Mas eu tenho que falar, pois Deus nos cobrará, assim como cobrou do profeta Ezequiel, em Ezequiel 3.18-19: “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.” 

O tema da mensagem é A GRAÇA DE DEUS - SEM ELA, ESTARÍAMOS PERDIDOS. O texto bíblico que lemos no início foi: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. 

De acordo com o dicionário teológico da CPAD, de autoria do pastor Claudionor de Andrade, a palavra graça significa “favor imerecido concedido por Deus à raça humana. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, aceitar e usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação. O objetivo da Graça é duplo: 1º - Salvar o homem do pecado; e 2º - Restringir a ação deste, levando o homem a viver nas regiões celestiais em Cristo Jesus.” 

Portanto, diante do que ouvimos sobre a graça salvadora de Deus, o Senhor manifestou essa graça por meio de Jesus, Seu Filho, para que morresse na cruz, e assim, nos trouxesse a redenção. Sem essa graça, toda a humanidade estaria perdida. O apóstolo Paulo em 2º Coríntios 5.19, declara: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” 

O texto declara que a graça manifestada através de Jesus foi para trazer salvação a todos os homens. Isso significa que é toda a humanidade, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade (judeu ou gentio), posição social, grau de instrução, independentemente de ser heterossexual ou homossexual. Todos estão afastados de Deus. Romanos 3.23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Em Romanos 11.32, destaca: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.” 

Diante desse cenário, em Mateus 11.28, Jesus fez o convite geral para a salvação: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. A palavra é bem clara: “TODOS”. 

Através da graça, fez com que pudéssemos alcançar as riquezas de Deus, sem que merecêssemos. A graça de Deus está à disposição de todo o que crer no Evangelho de Jesus Cristo. Jesus fez a sua parte, ao vir a este mundo e nós temos que fazer a nossa, a de entregar a Ele, nosso caminho, nosso coração e nossa vida. Abandonando todas as velhas práticas do pecado e vivendo uma nova vida em Deus. 

Em Efésios 2.8, declara a Bíblia: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Devemos entender que essa salvação é por mérito tão somente divino, e não humano. O homem não pode por si só se salvar, esse processo depende da ação divina. Os que desprezarem o plano de salvação de Deus através de Jesus, estarão sujeitos ao julgamento final do Senhor. E o homem não irá para o castigo eterno por ser ele um pecador, e sim, por ter desprezado a graça. Porém, aos que receberem a graça, serão justificados e se tornarão herdeiros de Deus, conforme Tito 3.7: “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” 

Concluirmos então, que a graça de Deus se manifestou por meio de Jesus a fim de trazer salvação a toda a humanidade. “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”. 

Sem a Graça de Deus, todos estaríamos perdidos. Desprezar a Graça, é desprezar o próprio Deus. Amém? 

Que Deus abençoe você e sua família!

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM