A passagem bíblica para a nossa meditação de fé está registrado no evangelho de Marcos no capítulo 5 e os versículos 21 ao 24, onde falaremos sobre algumas lições que podemos aprender com Jairo. O texto assim declara:

E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

Abaixo do texto, tem o vídeo da mensagem. Convido você que ainda não é um inscrito, a se inscrever em nosso canal, acione o sino das notificações, deixe o like e compartilhe a mensagem com sua família, familiares e amigos.

Jairo foi um dos chefes da sinagoga no tempo de Jesus. A história dele ficou conhecida porque sua única filha, de apenas 12 anos de idade, ficou bastante doente, vindo até a falecer, mas foi ressuscitada pelo Senhor Jesus Cristo. Além do evangelho de Marcos, a história de Jairo é mencionada também nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Possivelmente o nome Jairo, de origem hebraica, significa “aquele que Deus desperta”.

Jairo, um importante e popular homem em Israel, “chefe na sinagoga”, representava religiosidade, respeito, alguém que era procurado para dar conselhos e possivelmente até realizar orações, se viu agora impotente diante da morte da filha. Aquela situação mexeu com o “forte” homem que tantas vezes tinha ouvido falar de Jesus, sem, contudo, se render ao Seu Senhorio.

Uma das primeiras lições que aprendemos com Jairo é que diante dessa triste situação, em ver sua única filhinha morrendo, não vendo outra saída, pois para ele, todas as portas estavam fechadas. Agora, determinado a fazer conforme o que o seu próprio nome declara: “aquele que Deus desperta”, se despertou e cheio de fé, deixa a multidão chorosa em sua casa e parte ao encontro de Jesus, Àquele que pode mudar o quadro da história.

O barulho dos pranteadores é alto, pode ser ouvido ao longe. Mas, o homem da sinagoga não consente a derrota, se nega a fazer parte daquele coro de pranto, e vai em busca de um milagre para a sua casa, para a sua filha. Ele não aceita a entrada da morte em sua residência e parte para buscar a vida, buscar Jesus. Glória a Deus!

Jairo, mesmo sendo chefe, prostrou-se aos pés do Senhor Jesus, melhor lugar para quem está à espera de um milagre. Ele creu que Jesus podia mudar sua história. No versículo 23, Jairo rogou a Jesus e convidou para que o Mestre fosse até a sua casa e o Senhor o atendeu. Jesus quer entrar em sua casa, no seu coração!

Durante o trajeto, acompanhado de uma enorme multidão, uma cena acontece, pois uma mulher, com um fluxo de sangue há doze anos, sendo que a idade de sua filha, agora doente, era a mesma quantidade de tempo de sofrimento que aquela mulher possuía, entrou no caminho, também em busca de um milagre e teve a cura alcançada por meio de Jesus.

Até a chegada à sua casa, Jairo teve que saber esperar. Jesus estava diante de duas vidas cheias de fé e de outras vidas totalmente incrédulas.

Mas, mesmo sem saber, esse momento era importante para Jairo, pois Jesus estava no controle, e cada minuto que se passava, Jairo ia sendo moldado. Talvez, para ele era um atraso, mas, para Jesus não. Tudo acontece no tempo Dele.

O Senhor sabia que era necessário Jairo contemplar o milagre que aconteceria na vida de uma mulher que há doze anos sofria de um fluxo hemorrágico, e que não desistiu da vida, mas, lutou até alcançar a misericórdia de Jesus.

Jairo presenciou quando Jesus liberou a cura da mulher. Ele viu a ação da mulher e a reação do Mestre em proporcionar o milagre.

Não importa o problema que você esteja passando, Jesus tem o controle de tudo e devemos aprender esperar Nele pacientemente. Em Salmos 40.1, diz a Bíblia:

ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Em Salmos 42.11 relata as escrituras:

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Uma lição para nós, é que nem sempre as nossas prioridades são as prioridades de Deus. Às vezes, nossas prioridades podem estar atreladas às nossas próprias vontades, só que Deus, nem sempre está preocupado com nossas vontades, e sim, nossas necessidades, segundo a vontade Dele.

Depois de curada, Jesus ainda falava com a mulher quando alguns da sinagoga tentaram desanimar Jairo, declarando que ele deveria deixar de importunar o Mestre, pois a sua filha havia acabado de falecer. Nessa hora, é como se estivéssemos vendo Jairo dizer: Senhor, obrigado pela atenção, pela boa vontade em me atender, mas, é tarde demais, não tem mais jeito, pois a minha filha acabou de falecer. Mas Jesus, imediatamente animou Jairo e disse ao principal da sinagoga: “Não temas, crê somente”. Esse episódio nos ensina que o primeiro passo para mantermos a fé é nós atentarmos exclusivamente às promessas de Deus, conforme as Sagradas Escrituras, e não darmos ouvidos a palavras ou pensamentos que promovem medo ou dúvida.

Em segundo lugar, é focar no milagre, independentemente se as circunstâncias são ou não favoráveis. Até porque, sempre haverá pessoas que irão querer atrapalhar a obra de Deus em nós.

Quando Jesus chegou na casa de Jairo, percebeu que a casa estava cheia de pessoas incrédulas, e isso atrapalharia o agir de Deus. Jesus convidou os convidados a se retirarem. A incredulidade impede o homem de ver o milagre.

Em Mateus 13.58, a Bíblia destaca que Jesus, durante o seu ministério deixou de operar sinais em determinada localidade devido a incredulidade de alguns que ali estavam:

E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

Os que creem, sempre permanecerão com o Senhor. Devemos andar com Jesus, pois Ele é o pão para o faminto, a água para o sedento, a luz para os que estão em trevas, a liberdade para o preso, a vida para o que está morto na iniquidade e o perdão para o pecador arrependido.

Após os incrédulos saírem da casa, Jesus foi até ao local onde a menina estava deitada e ordenou que a filha de Jairo se levantasse e logo ela se levantou e mandou que dessem algo de comer para a menina. Foi grande o milagre na casa de Jairo. Glória a Deus!

Era como se estivéssemos vendo Jairo olhar para Jesus e dizer: é Senhor, valeu apena, valeu apena. O Senhor tem o controle de tudo, até mesmo sobre a morte!

Meus amados amigos e irmãos, Jesus é a vida e só a igreja do Senhor, por meio do evangelho, tem o pão de que o mundo tanto necessita. A falta de fé impede a glória de Deus. Mas, quem crer, o céu é descortinado, e não há problema que não tenha solução.

O que Jesus falou a Jairo, é o mesmo que fala para todos os que partem ao Seu encontro: “Não temas, crê somente”. O mundo diz o contrário: “Não tem jeito, já está morta a tua causa”. Não dê ouvidos àquilo que agride o teu coração e fere seus sentimentos. Confie em Jesus. É somente crer, Amém?

Se você gostar do vídeo abaixo, compartilhe para mais pessoas. Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

ASSISTA AO VÍDEO DA MENSAGEM


 Pesquisas:

  • https://bibliotecadopregador.com.br/jairo-nos-ensina-sobre-ir-a-deus/
  • https://estiloadoracao.com/quem-foi-jairo-na-biblia/
  • https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/jairo/
  • Bíblia Sagrada Anotações de Fé (IURD)
  • Outras