Essas duas palavras estão registradas no Antigo Testamento em uma passagem bíblica no livro de Juízes 12.5-6: 

Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não, Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. 

VAMOS LÁ. De acordo com o texto bíblico, encontramos dois povos, os de Gileade e os de Efraim que pertenciam a nação de Israel, e que declararam uma guerra interna contra eles mesmos. Em vez de se unirem para lutarem contra seus inimigos, essas duas tribos lutavam e exterminavam uns aos outros.

De acordo com a narração bíblica os efraimitas eram problemáticos, e voltaram a causar problemas, como haviam feito quando Gideão, um dos juízes de Israel, vencera os midianitas. Agora, na direção e comando de Jefté, ele não aceitou tais acusações e ameaças feitas contra ele, como ocorrera na época de Gideão. 

As agressões e os comentários depreciativos feitos pelos efraimitas acerca dos gileaditas levaram Jefté e seus homens a pegarem armas e entrarem em uma guerra contra os efraimitas. No embate, os gileaditas derrotaram os efraimitas e tomaram os vaus do Jordão (o trecho raso do rio), por onde os homens derrotados teriam de atravessar a fim de voltar para casa. 

O curioso de tudo isso é que os gileaditas tiveram a ideia de criarem uma senha com o uso dessas duas palavras para identificar os que estariam fugindo e atravessando para o outro lado do Jordão: CHIBOLETE e SIBOLETE

Todos os que desejassem atravessar deveriam pronunciar a palavra CHIBOLETE. A pronúncia de uma única palavra definiria quem pertencia ao povo inimigo. As duas palavras possuíam os mesmos significados, ou seja, rio corrente, riacho ou uma espiga de trigo ou cereal. Porém, Sibolete era um dialeto efraimita e eles não conseguiam articular o som de "ch" nessa palavra e a pronunciavam de forma diferente, ou seja, sibolete. Ao serem identificados pelo sotaque eram consequentemente executados. No texto que lemos, afirma que quarenta e dois mil deles foram mortos.

REFLEXÃO

Para nosso entendimento e reflexão, podemos ver que simbolicamente a palavra Chibolete gera vida, enquanto Sibolete gera morte. Na vida espiritual a nossa maneira de falar, é uma identidade que declara muito sobre nós e pode nos levar à vida ou a morte. 

De acordo com o Senhor Jesus, por meio dos lábios, se revela as intenções e desejos do que o coração está cheio, Mateus 12.34b:

...Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Nós, cristãos, devemos ter cuidado com as palavras que saem de nossa boca. Apóstolo Paulo, em Colossenses 4.6, declara que elas devem ser temperadas com sal:  

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

Quem não consegue falar a linguagem do povo de Deus, não pode fazer parte da nação santa e eleita. Quem vive na prática do pecado falando Sibolete faz parte de outro povo e estar sujeito a morte. Quem vive uma vida separada da comunhão com Deus e com o corpo de Cristo sempre falará uma língua diferente.

Falar Chibolete, é pronunciar a vida, a paz e a segurança. É falar o idioma da fé e viver debaixo da vontade de Deus. Pronunciar Chibolete é viver em comunhão com Deus e com o corpo de Cristo. É viver pela palavra de Deus e ter vida através da mesma. É viver em santidade e estar disposto a servir. Vivendo em santidade certamente viverás e não morrerás. 

Procure sempre dizer CHIBOLETE que é vida e nunca SIBOLETE que é morte. 

Que Deus abençoe você e sua família. Até a próxima! E como forma de gratidão, não esqueça de se inscrever no canal, deixar o joinha e compartilhar o vídeo que está logo abaixo.

ASSISTA AO VÍDEO DA MENSAGEM


Fonte de pesquisa: 

  • Bíblia Sagrada com anotações de Fé (IURD);
  • Sites diversos;
  • Blog Pregando a Verdade (Artigo postado por Geraldo Barbosa).