Na carta de I Pedro 3:15, o apóstolo escreve: 

Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

No dicionário secular, “Esperança é um substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança”. Ainda de acordo com o dicionário, “ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer”. Já no dicionário teológico, declara que esperança “é a certeza de se receber as promessas feitas por Deus através de Jesus Cristo”.

No texto escrito por Pedro, nos ensina que devemos viver a santidade de Cristo em nossos corações e obviamente teremos condições de falar às outras pessoas, a respeito de nossa fé e esperança, principalmente àqueles que nos fizer tais questionamentos. E a nossa esperança são as promessas feitas por Deus, através de Jesus, e a maior delas é a vida eterna.

Deus se preocupou tanto com a esperança que nos gerou novamente para que essa esperança permanecesse viva em nossos corações. Em I Pedro 1:3, declara: 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,.

O texto é bem claro, “para uma viva esperança”. Pois, a ressureição de Jesus de entre os mortos fez com que a Esperança nos levasse à alegria em contemplar a vida vencendo a morte; o Filho de Deus vencendo o tentador; o céu derrotando o inferno; e a ressureição destruindo a porta do túmulo onde o corpo de Jesus estava sepultado. E tudo isso para uma viva esperança. Repito: por meio da ressurreição de Jesus Cristo. Glória a Deus!

Devemos nos alegrar em Deus, por termos essa Esperança. Em Romanos 12:12, Paulo assim escreve: 

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Se permanecermos com o nosso coração cheio dessa esperança, teremos condições de vencermos as tribulações com paciência e ainda permaneceremos munidos e armados com a maior e secreta arma que o Senhor nos entregou, que é a oração. Uma arma poderosa em Deus para destruir as fortalezas do mal. Amém?

Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM