Imagem: Internet

Em Provérbios de Salomão 15.28, a Bíblia declara: 

O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.

Todos nós, temos por meio da língua, a condição de promover a vida ou a morte. As nossas palavras podem ser de bênção ou de maldição, tanto para nós, como também ao nosso próximo.

O próprio livro sagrado, enfatiza em Tiago 3.6: 

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Nos versículos 9 e 10, Tiago ainda declara: 

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição.

O texto que lemos inicialmente, pode definir que o coração dos justos estuda para poder responder. E isso acontece, porque o justo sabe perfeitamente que suas palavras devem ser inspiradas pelo Espirito Santo de Deus, temperadas com sal a fim de promover vida e sede nas pessoas que estão a lhe ouvir. Em Colossenses 4.6, o apóstolo Paulo escreveu: 

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

A boca fala do que o coração está cheio. E é dessa maneira que o justo se comporta diante daquilo que ele haverá de responder, com consciência, prudência e sabedoria. Enquanto que o homem insensato, chamado de ímpio, conforme o texto lido, age de maneira totalmente diferente.

Existem muitas pessoas doentes e fracassadas por causa das palavras que muitos a ouviram de maneira imprudente, como veneno injetado, e as acabaram ficando machucadas. Em Provérbios 15.1, está escrito: 

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

Seja sábio. Tenha bastante cuidado com as suas palavras, dentro de sua casa, com seus familiares, na igreja, em seu trabalho e por onde andar. Reflita, faça uma aguçada análise antes de abrir a boca. Saiba que as palavras tem poder para dar ou para tirar a vida, o sonho e destruir totalmente os planos de uma pessoa. 

Seja canal de bênção para o próximo. Se você não souber o que deve falar, ficar calado, pode ser a melhor solução para aquele momento. É melhor passar o dia inteiro pensando se vai falar, do que pronunciar alguma palavra e passar a noite toda preocupado com o que falou. Mas, se resolver falar alguma coisa, transmita palavras de vida e de bênção, pois todos nós prestaremos contas à Deus, de toda palavra que sair de nossa boca.

Em Mateus 12.36,37 disse Jesus: 

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

Deus abençoe você e sua família! 

Pastor Deuramar Ribeiro Leite

MENSAGEM EM VÍDEO