Com base ao livro de Provérbios capítulo 6 e os versículos 16 até ao versículo 19, falaremos sobre: “SETE COISAS QUE O SENHOR ABORRECE E ABOMINA”Desejo que essa mensagem seja uma bênção de Deus a você e sua família. 

No capítulo 6 e os versículos 16 ao 19 do livro de Provérbios, escrito pelo o terceiro rei de Israel, Salomão, encontramos o seguinte texto: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”

O livro de Provérbios, parte integrante das Escrituras Sagradas, a Bíblia, a Palavra de Deus, tem como objetivo nos subsidiar com preciosos ensinos na esfera horizontal, ou seja, relacionamento com os nossos semelhantes, com o próximo.

No texto sagrado, encontramos Salomão destacando seis coisas que aborrece a Deus, ou seja, coisas que ele detesta; e a sétima que Ele abomina, ou seja, o Senhor odeia. Isso está na esfera dos relacionamentos humanos (horizontal). É impossível agradarmos a Deus (esfera vertical), estando nós praticando maldades contra os nossos semelhantes.

Salomão enfatiza duas numerações: Seis e depois o sete. Esse formato numérico crescente pode ser apenas uma figura de linguagem. Mas, na Bíblia, o SEIS representa o número da imperfeição, algo incompleto, o número do homem (a falibilidade humana). No oriente, o número SETE, fala da perfeição, daquilo que é completo, é o sentido de “muitos”.  

As seis coisas que Deus aborrece a Deus são: OLHOS ALTIVOS – São olhos elevados, altos. Olhos daqueles que com o coração orgulhoso se acham na condição de viverem independentes de Deus. São particularidade de uma pessoa arrogante. Em Isaías 2.12, está escrito: “Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido”. Em Lucas 18. 9-14, por meio de parábola, Jesus fala a respeito de dois homens, um fariseu e um publicano que oravam no templo. O fariseu, com olhos altivos e coração arrogante, se exaltava diante de Deus e humilhava o fariseu que humildemente suplicava a misericórdia de Deus, por se achar um grande pecador. Jesus disse que o publicano sai justificado para a sua casa.

Segunda coisa, LÍNGUA MENTIROSA – São pessoas que não tem compromisso com a verdade. Amam, praticam e vivem da mentira. Causando males e destruindo a vida do próximo. Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece. Em Provérbios 13:5, está escrito: “O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde”.

Terceira coisa, MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE - Aqueles que agem com crueldade, violência e injustiça para com os outros. Deus detesta a violência que os homens praticam contra o próximo inocente. Em I Reis capítulo 21, relata que Nabote, fiel a Deus e por recusar negociar a vinha de seus pais com Acabe (rei de Israel), Jezabel, esposa de Acabe, tramou acusação contra Nabote de que ele havia blasfemado de Deus e por isso merecia a morte por apedrejamento, para que Acabe ficasse com a terra. Isso custou caro para Acabe e Jezabel. Deus aborrece o derramamento de sangue inocente.

Quarta coisa, CORAÇÃO QUE TRAMA PROJETOS INÍQUOS – Pessoas que planejam e agem com maldades premeditada e consciente contra a vida do próximo, com o objetivo de prejudicar terceiros para obter benefícios pessoais. É semelhante o que destacamos no item anterior.

Quinta coisa, PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL - Esse é o passo seguinte daquele que faz planos malignos em seu coração. É o cenário perfeito, passando agora à ação prática da sua maldade. Quando a pessoa cede à tentação corre para o pecado. Essa ação é rejeitada por Deus. Em Salmos 34:16, lemos: “A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles”.

Sexta coisa, TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS – Deus incluiu a mentira por duas vezes na lista dos sete itens. O Senhor Deus é a verdade, e aborrece a mentira, a qual vem do Diabo (João 8.44). Esse tópico é o falso testemunho – são atitudes daqueles que dão crédito e apoiam a mentira. O sexto pecado vem daquele que é uma “testemunha falsa que espalha mentiras”, maculando qualquer conceito de justiça e retidão com seu falso testemunho, carregado de claras intenções de prejudicar alguém. Em Efésios 4.25, declara Paulo: “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.

E por último, a sexta coisa da relação, o último pecado, o sétimo da lista o qual a alma de Deus abomina: E O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS – Nesse pecado encontramos mais uma vez o uso errado da língua. Trata daqueles que falam mal dos outros e semeiam o desentendimento, a desordem e a desarmonia com suas intrigas, fofocas e mexericos e afastam até os melhores amigos e irmãos. Em Provérbios 26.20, lemos: “Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda”.

Que Deus nos ajude a observarmos os seus mandamentos que são sempre vida para àqueles que praticam. Quando amamos alguém, sempre procuraremos evitar de fazer algo que venha entristecer essa pessoa. Que venhamos refletir sobre estas seis coisas que Deus se aborrece e a sétima que Ele abomina, e dessa forma fugir delas, para seguirmos, conforme a recomendação de Paulo à Timóteo no capítulo 2 e versículo 22: “a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).

Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

VEJA VÍDEO DA MENSAGEM