Tomaremos como base o texto bíblico de II Reis 20.1-7, onde está escrito: 

NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: 3 Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4 Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. 6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. 7 Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. 

O texto lido se refere a Ezequias, rei de Judá. Seu nome em hebraico significa: “Fortalecido por Deus”. Após vencer uma intensa batalha contra o exército da Assíria, Ezequias foi acometido de uma enfermidade e a notícia recebida através do profeta Isaías após ir até ao palácio, era de que ele deveria colocar a sua casa em ordem, pois morreria. 

Diante desse cenário, Ezequias não viu outra saída, se não, buscar a face do Senhor. Ele virou o seu rosto para a parede e orou a Deus, com um coração contrito e quebrantado. Debaixo de intensas lágrimas, Ezequias clamava a Deus por misericórdia. Em Tiago 5.16, a Bíblia diz que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. E foi o que aconteceu com Ezequias. Cada palavra e súplica, Deus ouvia lá do seu trono a oração sincera do rei. 

A intervenção de Deus frente a oração de Ezequias foi imediata. Enquanto o profeta Isaías possivelmente descia as escadas do palácio, ouviu a voz do Senhor determinando que voltasse e dissesse ao rei Ezequias, que Ele, O senhor, havia ouvido a sua oração. Que o rei seria curado da enfermidade e lhe acrescentaria quinze anos de vida.   

Quando olhamos esse episódio, vimos aqui uma das grandes atitudes de Deus para com a humanidade. Ele sempre avisa ao homem, antes de executar suas ações, principalmente seus juízos. Mandou Ezequias colocar a sua casa em ordem. 

Se Ezequias não tivesse orado, tomado uma atitude, ele teria mesmo morrido daquela chaga. Mas, ele lembrou da misericórdia do Senhor. Ele lembrou de que o Senhor se deixaria ser achado. Em Jeremias 29.12-13, lemos: 

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Mas, o tema da mensagem é: Sabendo o dia de sua morte o que você faria? Qual seria a sua ação? 


No versículo 2 afirma que Ezequias virou o rosto para a parede. Quem não sabe o que é virar o rosto para a parede diante de uma angústia insuportável? Em nossa vida há momentos em que nos vemos face a face, com uma parede lisa, e só Deus pode abrir uma porta nela. Quem vira o rosto quebrantado, acha saída. E Deus faz isso, quando revelamos o coração através da humilhação.  
 

Certa vez eu li uma história na internet, que falava sobre um farmacêutico que vendeu um remédio errado para um adolescente. Segundo a história, esse menino havia ido a uma farmácia de manipulação, levando uma receita médica de sua mãe, a fim de comprar o remédio. Chegando à farmácia ele entregou a receita para o farmacêutico. Este colocou o vidro em uma sacolinha, o garoto pagou, pegou a sacolinha e foi embora. 

Uns dez minutos depois, o farmacêutico descobriu que havia cometido um grave engano. Entregou um vidro que continha um princípio ativo fortíssimo que, se a mãe do garoto tomasse, ia morrer na hora. Ele entrou em seu carro imediatamente e passou por todas as ruas da redondeza. Enquanto isso, ele clamava à Deus: "Senhor, tomai conta desse caso, porque eu não sei o que fazer!" 

Como não encontrou o menino, voltou para o estabelecimento. Minutos depois, aparece o garoto na farmácia. Todo envergonhado, ele declara ao farmacêutico: "Moço, por favor, me dê outro vidro. Eu deixei aquele cair na calçada e quebrou. E eu não tenho dinheiro para comprar outro!" 

E mostrou o embrulho molhado. O farmacêutico deu um sorriso aliviado e entregou-lhe o remédio certo, com o coração cheio de gratidão a Deus. Deus ouviu o sincero clamor do farmacêutico. Em Lucas 11.9-10, Jesus disse: 

E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 

Glória a Deus! 

Ezequias resolveu buscar ao Senhor, até achá-lo, ou seja, até receber uma resposta do céu. Ele apresentou sua fidelidade a Deus, falando de sua inteireza de coração ao andar nos caminhos do Senhor; sua retidão aos olhos de Deus; e revelou um coração quebrantado ao Senhor através do choro. Ao contrário de Esaú (irmão de Jacó), em Hebreus 12.17: 

Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. 

As lágrimas que move o coração de Deus, são as lágrimas do arrependimento, e não as do remorso. 

Além da cura, Ezequias também foi agraciado da parte de Deus com livramento dos inimigos; por amor a ele, Deus deu paz a cidade, defendendo-a por amor de seu nome, e de Davi a quem fez a promessa. 

Ezequias buscou ao Senhor! E você, o que faria? 

Muitas pessoas processam os problemas em suas vidas de variadas maneiras. Muitos buscam a Deus; outros ignoram a ação divina. Outros não acreditam no poder do Senhor. Mas, a resposta de Deus é a mesma, conforme Jeremias 29.13

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 

Em Isaías 66.2, escreveu o profeta: 

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” 

Por mais que Deus tenha prolongado os anos de vida de Ezequias, um dia ele teve que morrer. Seu corpo voltou à terra, como era, e o espírito voltou a Deus, que o deu (Eclesiastes 12.1). 

No dia chamado hoje, você tem a oportunidade, através de Jesus Cristo, de receber não somente 15 anos ou mais de vida nessa terra como ocorreu com Ezequias, mas, uma vida para sempre com Ele em sua glória. Um dia, todos nós deixaremos esse corpo e iremos deparar com a eternidade, com ou sem Deus. Nós iremos para um desses dois lugares, e dependerá tão somente da decisão que tomarmos enquanto estivermos nessa terra. 

Portanto, faça hoje a sua decisão. A escolha é tão somente sua. Em João 3.16, disse Jesus: 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.     

Que a graça de Deus esteja sobre a sua vida e de toda a sua família, hoje e sempre. Amém! 

Se gostou da mensagem e do vídeo abaixo, compartilhe para mais pessoas. E até a próxima!

VEJA VÍDEO DA MENSAGEM