No evangelho de João 15.5, disse Jesus: 

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Para a nossa reflexão, queremos tomar como base, a última parte do versículo: “PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER”. 

Nesse texto bíblico Jesus se referia quanto aos frutos espirituais que cada cristão, comparado aos galhos, de uma videira, que representa Jesus, tem que através da fé produzir para Deus, o qual é o agricultor, conforme o versículo 1 do mesmo capítulo. 

Quem está em Cristo com certeza produzirá frutos. Caso isso não ocorra, será cortado da verdadeira videira, ou seja, ficará separado de Jesus. E sem Jesus, como o próprio texto afirma: “PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, ou seja, sem a presença de Jesus, o qual é a fonte de desses frutos, o homem não será bem sucedido. 

Podemos destacar alguns desses frutos, que como verdadeiros cristãos, venham a glorificar a Deus, entre eles, ações praticadas no seio da família, em nosso ambiente de trabalho, na escola, na igreja, e o principal de todos os frutos, a pregação do evangelho de Cristo. 

E para que a vida do verdadeiro cristão continua a produzir frutos em Cristo Jesus são necessárias duas coisas: limpeza e permanência. No versículo 2, Jesus afirma: 

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

A limpeza, fala da regeneração dessa pessoa. Dar mais fruto, significa a vida de um cristão verdadeiro, aquele que se encontra divorciado do mundo. 

Por outro lado, podemos também destacar que Jesus não estava exagerando quando enfatizou a palavra “nada”, diante “do podeis fazer”, frente a correria dos seres humanos em busca de tantas coisas nesta vida. Muitos até conseguem realizar sonhos, mas, o que Jesus se referia, era que mesmo que uma pessoa viesse a conseguir realizar seus projetos à custa de seus próprios esforços, sem a participação de Jesus, isso tudo seria apenas ilusão. Pois somente em Cristo, podemos encontrar segurança e salvação.  

Viver sem Jesus, é expor a vida ao perigo. O resultado de tudo isso seria semelhante ao que o salmista no Salmos 127.1 escreveu: 

SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

No verso 2 o salmista conclui: 

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. 

Esses amados, que tem um excelente sono, conforme o salmista, são os regenerados, que reconhecem que sem Jesus, não podem fazer nada. 

Que Deus abençoe você e sua família!

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM