O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) será o primeiro judeu a presidir o Congresso Nacional brasileiro, pois é neto de judeus marroquinos que desembarcaram no Brasil no início do século 20 pelo rio Amazonas.

Segundo Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, os judeus começaram a se imigrar para a Amazônia no século XIX, com registros de famílias que emigraram para o Pará e Amazonas em meados de 1810.

“Os judeus que emigraram para o Norte têm uma história muito bonita e pouco conhecida. A maior parte das famílias fazia comércio nos rios da região, eram os chamados regatões”, explicou Lottenberg ao jornal Folha de São Paulo.

A família do senador está entre outras que chegaram na região Norte do país e passaram a atuar no comércio. Seus bisavós maternos, Alberto e Sarah Alcolumbre, chegaram ao Brasil em 1905. Já os avós paternos, José Tobelem e Maey Alcolumbre Tobelem, chegaram em 1930.

Foi em Belém do Pará que essas famílias se fixaram, até que o pai do senador, Samuel José Tobelem, se mudou para o Amapá e onde ele conheceu sua esposa, Julia Peres Alcolumbre, e tiveram seus filhos. (Fonte: Gospel Prime).


Assista vídeo