Meus irmãos e amigos, a paz esteja convosco! No evangelho de Mateus, capítulo 8 e os versículos 23 à 27, a Bíblia relata: “E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.

Talvez tenha sido, durante essa tempestade, um dos piores momentos vividos pelos discípulos de Jesus. Terem que enfrentar uma tempestade, que talvez nunca havia acontecido com eles no mar da Galileia, como àquela que de acordo com o texto bíblico, cobria o barco onde estava os discípulos e também Jesus.

O fenômeno da natureza, ocorrido durante a travessia foi tão grande, que apesar dos discípulos de Jesus, como por exemplo Pedro, serem pescadores experientes, porém, sentiram que talvez não conseguiriam chegar salvos em casa, ao verem as águas invadirem o barco.

Porém, eles lembraram que dentro do barco havia uma pessoa [o Senhor Jesus Cristo], que eles poderiam clamar por socorro. E foi o que eles fizeram, despertaram Jesus, que cansado do labor diário, dormia um profundo sono.

Despertado do sono, Jesus pergunta aos discípulos, o porquê de eles estarem com medo. Essa pergunta de Cristo, se dá em razão da presença de Jesus dentro do barco. Naquele instante, não era Jesus convidado dos discípulos, e sim, ao contrário.

Como criador dos céus e da terra, Jesus levantou-se e repreendeu os ventos e o mar, e a Bíblia continua relatando, e houve uma grande bonança. O mar era apenas um, mais os ventos eram mais de um. Ventos de todas as direções, mas, Jesus repreendeu a todos e houve tranquilidade.

Podemos extrair desse episódio inúmeras lições. Aprendemos, que mesmo estando perto de Jesus, podemos enfrentar tempestades, crises, aflições e demais problemas que pareçam ser insolúveis. Porém, o problema não está no fator, passar por tempestade, e sim, como viver ou agir durante a tempestade. Em João 16.33, Jesus disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”. A recomendação de Jesus aqui é ter bom ânimo.

Jesus achou a fé dos discípulos muito pequena. O Senhor estava dentro do barco com eles, e mesmo assim, eles estavam desesperados. Em meio a fraqueza humana, tudo isso pode acontecer conosco. Mas o importante, é ter Jesus ao nosso lado, dentro de nosso barco. Com Jesus no barco tudo vai bem. O Senhor permitiu aquela tempestade, para provar a fé deles. As lutas que enfrentamos no dia a dia de nossa vida, não vem para nos matar, e sim, para nos fortalecer.  

Em Salmos 46. 1-3, está escrito: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”. Independente da situação em que estejamos atravessando, o Senhor é o nosso socorro, socorro bem presente.

Quanto a tempestade chegar, não desanime, não tenha medo, não pule do barco. Confie no Senhor. Diga para Jesus: Senhor, fique comigo, me ajude a vencer essa intempérie espiritual, pois confio inteiramente em ti. Com certeza, haverá bonança, e o barco chegará ao seu destino com segurança. Glórias a Deus!!!

Deus abençoe você e sua família. Assista a mensagem e compartilhe com sua família e seus amigos. OBS. Os textos bíblicos em destaques, foram grifados por mim. (imagem da internet).

Em Cristo, Pastor Deuramar Ribeiro Leite

ASSISTA O VÍDEO