Das mais antigas da humanidade é a discussão sobre a existência de Deus. “Afinal, Deus existe? – é o que muitos querem saber. As respostas costumam ser “sim”, “não” ou ainda um “não sei”. Elas dependem de um tipo de conhecimento e, como sabemos, há muitas formas de conhecer. A prática e a teórica são as mais divulgadas.

Muitos são os livros que procuram, de forma teórica, provar que Deus existe. Outros, com o mesmo método, tentam convencer as pessoas do contrário. Mas recentemente está na moda dizer que “não é possível saber”. A pergunta importante é se faz alguma diferença o fato de Deus existir. Para o insensato, diz a Bíblia, “Deus não existe” (Salmos 14.1; 53.1).

Nó século 17, o físico, matemático e filósofo francês, Blaise Pascal, propôs uma questão que ficou conhecida como “A aposta de Pascal” ou se Deus pode ou não ser conhecido. Ele dizia que há na vida duas coisas muito importantes que são a verdade e o bem. Em suas escolhas você pode ficar com as duas ou perdê-las, mas também pode talvez aparentemente, ficar com uma só delas. Em cada escolha, segundo Pascal, você está colocando em risco: a sua razão e a sua vontade; o seu conhecimento e a sua felicidade. Pela nossa própria natureza, queremos evitar tanto o erro quanto a infelicidade. Tanto uma quanto outra das opções de acreditar que Deus existe ou não, podem ser justificadas racionalmente, porém, e quanto à felicidade? Dizia Pascal que se você apostar que Deus existe e “ganhar, leva tudo, mas se perder, não precisa abrir mão de nada”, por isso, dizia: “Não vacile, [...] mas faça uma aposta na opção que Ele existe”.

Por mais que seja importante a questão proposta por Pascal, não é simplesmente através de meios teóricos que se “conhece” a Deus. É possível conhecer teoricamente “sobre” Deus, mas para se conhecer realmente a Deus precisamos de uma experiência. O Pai, disse Jesus, procura os verdadeiros adoradores que o adore em espírito e em verdade (João 4.23). É algo que deve ocorrer de forma experimental, por cada pessoa, individualmente. A Bíblia diz que Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao conhecimento da verdade (2º Pedro 3.9).

Nesse exato momento você pode ter um encontro com Deus através de Jesus Cristo, seu Filho. Ore assim:

Senhor, eu creio que Tu existe e pode me salvar. O meu coração está aberto e quero caminhar em tua presença a partir de agora. Eu me arrependo dos meus pecados e confesso o nome de Jesus como Salvador da minha vida. Amém.

Fonte: CPAD / Imagem: Projeto Gospel.