Imagem: Divulgação/Internet

Em I Samuel 15.22, a Bíblia Sagrada declara: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”.

Dentre tantas outras recomendações bíblicas, registradas nos livros históricos de Samuel, encontramos nessa passagem do primeiro livro, a repreensão feita pelo próprio profeta Samuel ao primeiro rei de Israel, Saul.

Saul havia desobedecido a ordem, não de Samuel, o profeta, mas, a de Deus. A determinação era para que Saul fosse até o povo de amaleque e destruísse à espada, os amalequitas, principalmente o seu rei, Agague e tudo o que pertencia àquele povo (I Samuel 15.3).

Os amalequitas eram descendentes de Amaleque, neto de Esaú. Por serem maus, Deus ordenou a destruição deles. Esse povo se tornou inimigo de Deus e de seu povo Israel, quando durante a trajetória pelo deserto, eles atacaram covardemente os filhos de Israel, inclusive, saqueando os bens dos israelitas. (I Samuel 15.2)

Saul foi de fato ao encontro dos amalequitas (I Samuel 15.7), mas, não cumpriu na íntegra a ordem de Deus. Ele a fez pela metade, se é que podemos assim definir, metade, para quem não obedece integralmente a ordem de Deus. Obedecer a ordem de Deus, é tudo, ou nada, penso eu, é claro! Não existe meio termo!

Deus, não havia determinado nada que fosse impossível Saul cumprir. Porém, Saul perdoou o rei Agague e ainda o trouxe com vida para o arraial de Israel juntamente com um enorme rebanho de ovelhas, vacas e outros animais pertencentes aos amalequitas (I Samuel 15.8 e 9). Essa atitude de Saul, feriu o coração de Deus. Saul preferiu amar a Agague (inimigo de Deus), do que o Senhor dos exércitos (I Samuel 15.11). A quem você tem amado? Agague ou a Deus?

Deus mandou o profeta Samuel ir ter com Saul e repreender o monarca da atitude errada que ele praticou. Saul não demonstrou remorso e nem tampouco arrependimento. Ele ainda tentou se justificar, afirmando que as ovelhas que ele trouxe como despojo, era para ser usada como sacrifício ao Senhor. Samuel afirmou a Saul, que o maior sacrifício que ele [Saul], poderia oferecer a Deus naquele instante, era obedecer a ordem do Senhor, o qual ele a desprezou. Deus rasgou o reinado de Saul a partir dali (v.28).

De acordo com o texto de I Samuel 15.22, que a usamos por base nesse artigo, o profeta Samuel diz a Saul: “[...] Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar [...]” (grifo meu). O que estava em jogo aqui, não era o sacrificar, e sim, o obedecer.

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Obedecer a Deus, é o maior sacrifício que o homem pode realizar, pois vai contra as nossas vontades e nossos desejos pessoais. Não adianta sacrificarmos nada em nós, se o nosso coração não estiver sendo movido pela força motriz da obediência aos preceitos do Senhor exarados nas escrituras sagradas, a Bíblia. 

Saul foi culpado pela sua própria derrota. Preferiu caminhar por um caminho longe de Deus.

Obedecer é melhor do que o sacrificar. Porque quando se obedece a Deus de todo coração, esse já é por si só o verdadeiro sacrifício que estaremos ofertando ao Senhor. Ou seja, sacrificar é o resultado de uma vida totalmente obediente a Deus.

Em Romanos 12. 1 e 2, o apóstolo Paulo declara: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”. Cumprir essa recomendação, é o maior sacrifício que estaremos fazendo por meio da obediência à Palavra de Deus.

A atitude errada de Saul em pensar que estaria sacrificando ao Senhor, levou-o a sacrificar na verdade, a sua: vida moral; espiritual; familiar; e sua própria vida física (pois decidiu optar pelo o suicídio – I Samuel 31.4), quando se viu cercado pelos inimigos de Israel, os filisteus.

O caminho da desobediência sempre será mais extenso; com enorme prejuízo e fim trágico. Israel peregrinou pelo deserto do Sinai cerca de 40 anos até chegar a Terra Prometida, Canaã (Êxodo 16.35). 

Segundo alguns estudiosos da teologia, a distância entre o mar vermelho até a terra da promessa, era cerca de 200 quilômetros. O povo hebreu, caminhando em linha reta, demoraria apenas 40 dias. Mas, por causa da desobediência e murmuração, eles caminharam em círculo, demorando 40 anos. Não vale apena arriscar, devemos seguir os conselhos de Deus, eles serão sempre o melhor para as nossas vidas.

Jesus declarou em Lucas 9.23: “[...] Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”. Sabemos que essa cruz, refere-se ao sacrifício que temos que enfrentar contra as nossas próprias vontades. Mas, medite comigo: Jesus não disse se a cruz era de madeira, isopor, de ferro, ou de qualquer outro material. O peso e o material dela quem definirá será nós mesmos. Isso significa, que nossas escolhas e as consequências dependerá de nós mesmos.

Existem muita gente se envolvendo com coisas erradas; sacrificando sua vida inutilmente, sofrendo com uma cruz pesada, e colocando a culpa em Deus. Às vezes, a sua cruz poderia ser menos pesada, mas, você tem colocado peso nela, ao desprezar a obediência. Muitos problemas que enfrentamos na vida poderiam terem sido evitados.

Há um ditado popular onde afirma que: “prevenir é melhor do que remediar”. Ou seja, é melhor se preparar antes com a obediência, do que arcar com as consequências, sem ela, seria um sacrifício de tolo. O prejuízo será maior.

A vacina possui um custo bastante inferior em relação a injeção. Enquanto que a vacina é para a prevenção; a injeção, é para quem já está infectado, ou seja, doente. A obediência é como a vacina; enquanto que sacrificar, é se submeter a uma injeção de sacrifício.

Lembre-se: obedecer a Deus, é melhor do que o sacrificar. Quem obedece, o caminho é menos longo; a caminhada mais segura; e o fim sem prejuízo. Deus abençoe você, que leu até aqui!

Se você gostou do artigo, compartilhe com alguém que você ama!

Em Cristo, pastor Deuramar Ribeiro Leite.