Por Pr. Deuramar Ribeiro - Durante meditação nas escrituras sagradas, a Bíblia, comecei a meditar na passagem de Gênesis 26:25: “Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.”, e resolvi compartilhar com os internautas por meio do artigo. O texto bíblico refere-se a Isaque, filho do patriarca Abraão, o pai da fé.

Isaque foi grandemente abençoado pelo Senhor porque ele aplicou em sua vida os mesmos ensinamentos que o seu pai Abraão havia recebido do Senhor. A sua vida foi moldada conforme a dependência e a perfeita vontade de Deus.

Imagem: Divulgação/Site JtDyer

Durante sua trajetória, Abraão [nome mudado pelo Senhor] sempre edificava altar, Gênesis 12:7: “E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.”. Armava tenda, Gênesis 12:8: “[...] e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente [...]”. E cavava poço, Gênesis 21:30: “E disse: [...] para que sejam em testemunho que eu cavei este poço.”.

Jacó, filho de Isaque, agiu da mesma maneira como fez o pai e também o seu avó Abraão. Ele armou tenda, Gênesis 31:25 e 33:18; edificou altar, Gênesis 33:20; e cavou poço, João 4:12.
O que o altar, tenda e poço presentes na vida dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó tem a nos ensinar?

Em primeiro lugar, edificar altar significa oferecer o verdadeiro culto ao Senhor. Altar é lugar de quebrantamento; de concerto; de confissão; de sacrifício. É lugar de se esvaziar do eu; de reconhecer que somos dependentes de Deus em tudo. Que nós nada somos, e que Deus é tudo.

Ao pedir seu filho Isaque em sacrifício, Deus não mandou Abraão arremessá-lo dentro de um poço, e nem abandoná-lo amarrado em uma tenda. E sim, colocado no lugar do sacrifício, holocausto no Monte Moriá, (Gênesis 22.2). O versículo anterior, 1, destaca que o Senhor estaria provando o patriarca. Isaque era filho da promessa. Ele havia nascido quando Abraão já tinha 100 anos de idade (Gênesis 21.5).

Quando Deus determinou Abraão imolar Isaque, não era para humilhá-lo, e nem destruir a esperança do patriarca, e sim, fortalece-lo na fé. Só que tudo isso havia um preço a pagar.

Ao pedir Isaque no sacrifício, Deus queria fazer com que Abraão entendesse que antes de filho, esposa, família, familiares e amigos, ou qualquer outra coisa, que venha ocupar o nosso coração, deve estar em segundo plano, pois em primeiro lugar é o nosso Deus. Com isso, Deus estaria fazendo Abraão sacrificar o “Isaque” que estava dentro de seu coração.

Qualquer coisa que ocupa o lugar em nosso coração primeiro do que Deus, pode ser um “Isaque”, e precisa ser sacrificado. Não existe nenhum outro lugar para essa atitude se materializar, senão no altar.

O hino 577 de nossa Harpa Cristã, “Em Fervente Oração”, a primeira estrofe e o coro falam assim:
Em fervente oração, vem o teu coração; Na presença de Deus derramar; Mas só podes fluir o que estás a pedir; Quando tudo deixares no altar; Quando tudo perante o Senhor estiver; E todo o teu ser Ele controlar; Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder; Quando tudo deixares no altar.
Como está o altar de sua vida?

Em segundo lugar, vem o armar a tenda. Tenda, refere-se a uma residência móvel, ou habitação portátil. É um lugar seguro e serve de proteção contra as intempéries. Nos tempos bíblicos era comum as tendas. Até hoje, tem sido conservada entre os árabes errantes.

Espiritualmente, armar tenda significa estabelecer morada debaixo da proteção de Deus, o esconderijo do Altíssimo. No livro de Salmos 91: 1, 2 e 10, declara: “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”. Convido você sempre manter a tenda da graça de Deus armada em sua vida.   

Terceiro e último lugar, vem o cavar poço. Quando se fala de poço, se refere a busca por água. É impossível o ser humano viver sem esse líquido mais precioso e indispensável na terra. Na Bíblia, água, pode significar a atuação do Espírito Santo de Deus (como água derramada) no coração do homem. Provérbios 1:23: “[..] pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito [..]”; Ezequiel 37:14 “E derramarei dentro de cada um de vós o meu Espírito, e vivereis; [...]”.

Confira ainda essa passagem em Deuteronônio 32:2: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.”

A maneira como esses três patriarcas, heróis da fé, viveram: edificando Altar, armando Tenda e cavando Poço, agradou tanto a Deus que o Senhor os colocou como memorial de geração em geração. Êxodo 3:15: “E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.”

Imagem: Divulgação/EteacherBiblical

Que sejamos todos, um memorial de Deus nessa geração. Vivendo no altar da adoração e da dependência do Senhor; guardados na tenda de Sua eterna proteção; e saciando a sede com a água do gozo do Espírito. Não pare de cavar poços!!!

Que Deus lhe abençoe. Obrigado por ter lido até aqui! Se você gostou, compartilhe com alguém que você ama! Todos os textos bíblicos foram grifados por mim.

Pastor Deuramar Ribeiro Leite
Outubro/2019