(Imagem: Registrada do folheto Para Onde Fugir?)

Em novembro de 1985 houve uma erupção vulcânica na Colômbia. As notícias diziam: “O número de vítimas em virtude de uma erupção vulcânica na Colômbia é calculado em 20 mil. Na avalanche causada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz a cidade de Armero, 200 quilômetros a noroeste da capital Bogotá, foi coberta por massas de lama”.

Não era verdade, como se noticiou inicialmente, que os geólogos, que já tinham constatado a atividade no Nevado del Ruiz em setembro de 1985, não tinham advertido a respeito. Não, o contrário foi o caso. A população estava alarmada! Mas: Para onde poderiam ter fugido as 9 milhões de pessoas que viviam e vivem em volta do vulcão?

Elas tinham que conviver com o medo! E foi isso que o Senhor Jesus Cristo profetizou tão claramente sobre este tempo em seu sermão profético:

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” (Lucas 21. 25-28). 

Com esse medo, também muitas pessoas na Itália são obrigadas a conviver, pois:

“A Calábria e extensas áreas da Silícia estão ameaçadas por graves terremotos, como constatou o professor Mário Cosentino do instituto de Geologia da Universidade de Catânia. Não se pode prever quando esses tremores atingirão o sul da península dos Apeninos e a Sicília. Somente parece certo que isso poderá acontecer a qualquer momento. O citado instituto científico indica como razão dessa situação ameaçadora, que a Calábria e grandes partes da Sicília estão localizadas em uma zona de choques tectônicos, em que enormes massas continentais subterrâneas da África e Eurásia se tocam. A elasticidade desses enormes blocos de rochedos seria limitada. Ao exceder os limites das tensões geológicas, aconteceria a catástrofe. Segundo informações do professor Cosentino, o terremoto atingirá os valores máximos da escala Richter e causará danos inimagináveis. Na atual situação, se deveria contar com 50 mil mortos e 220 mil feridos. Compreensivelmente as declarações do Instituto de Geologia de Catânia deixaram a população envolvida em estado de alarme”.

Mas para onde fugir as milhões de pessoas? Elas tem que conviver com o medo!

Com razão Gerd Kunzelmann (um conhecido escritor alemão) deu ao seu novo livro o título: “Mundo Sem Saída de Emergência”. É como em nossos dias toda a humanidade é dominada por um medo definível e indefinível, por um medo justificado e injustificado, anunciamos para ti, prezado leitor, a mensagem para onde podes fugir:

Foge da vida passageira para a vida eterna, infindável, bem-aventurada! Foge do mundo maduro para o juízo, ao abrigo do Deus eterno, a Jesus Cristo, como está escrito em Jeremias 51.6: 

Fugi do meio da Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do SENHOR: ele lhe dará a sua paga.

Nosso globo fica cada vez mais inseguro, a terra treme, os montes oscilam. Como disse Jesus, já existe, sinais no sol, na lua e nas estrelas. Começamos a entrar na época apocalíptica dos tempos finais. Por isso pergunto-te, meu prezado amigo: Estás salvo para a eternidade? Estás abrigado em Jesus Cristo? Tens o perdão dos pecados? Possivelmente vives com uma consciência carregada. Escuta: Jesus Cristo pagou o preço pelos teus pecados, derramando seu precioso sangue por ti e por mim na cruz do Gólgota. E está escrito: “[...] o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). Em que se baseia o perdão dos pecados? Ele somente pode acontecer com base na misericórdia de Deus. Oh! Sim, Sua misericórdia é grande e ainda não teve fim. Tiago exclama: “A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tiago 2:13b).

Mas há ainda mais: Ele perdoa os teus pecados com base em sua justiça, como está escrito em 1 João 1:9: 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. 

Digo-o com sagrado respeito: Se te humilhares diante da Santa Majestade de Deus por causa dos teus pecados, então podes reivindicar o perdão com base em sua justiça. Podes basear-te no fato de que Deus exerceu completa justiça em Jesus Cristo, Seu amado Filho, em teu lugar, sendo que Ele, Jesus, foi feito pecado em teu lugar, tirando todos os pecados na cruz. Isso significa: Se pedires perdão dos teus pecados, Deus aplica sua justiça sobre ti: Ele te vê então em Jesus Cristo, que pagou por ti, perfeita e completamente – e tu estás abrigado para sempre, seguro nos braços de Jesus. Pois também está escrito: “Quem ouve a minha palavra (= a palavra de Jesus) e crê naquele que me enviou (= Deus, o Pai) tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Para onde podes fugir? Para Jesus e somente para Ele! Mas se desprezares essa mensagem, essa oferta de Deus, resta somente uma pergunta. Uma pergunta que eu não posso responder-te. Uma pergunta que também os anjos de Deus não podem responder. Uma pergunta que nem o próprio Deus te responde. Sim, uma pergunta que é feita pela Bíblia, mas não é respondida por ela, ou seja: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2:3a). Por isso, após a leitura destas linhas, ajoelha-te e foge para Jesus – e com base na justiça e misericórdia de Deus implora por perdão dos teus pecados. Assim tua vida estará para sempre abrigada em Deus com Cristo! (Folheto de evangelização Wim Malgo).