Ao longo dos anos, com o crescimento da população e de fiéis nas mais diversas religiões, entre elas, evangélicos, católicos, ou até mesmo pessoas com religião não declarada, e muitos desses, desprovidos de um profundo conhecimento do conteúdo da Bíblia Sagrada. Tem atribuído e usado como base de argumentação e regra de vida, diversas frases ao livro sagrado. Frases que verdadeiramente não passam de adágios (provérbios) populares. 

Diante desse quadro é comum observar até mesmo em diálogos entre cristãos, letras de músicas, e em mensagens de pregações, os “ditados bíblicos” que não estão escritos na Bíblia. Essas frases populares aos poucos foram entrando no vocabulário cristão, e atualmente, até mesmo pregadores famosos costumam dizer que tais frases, ou versículos, estão na Bíblia. Apesar de muitas dessas frases não pertencerem às Escrituras Sagradas, porém, variadas delas são coerentes aos princípios bíblicos, se de fato forem usadas de maneira correta. 

Veremos apenas algumas das inúmeras dezenas dessas frases, ou, entre haspas, versículos bíblicos, que talvez você imaginava estar nas Escrituras, porém, não a encontrará nos 66 livros da Bíblia Sagrada: 

1.  "Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus."

A ideia que essa frase transmite é bíblica. Ou seja, que de fato Deus controla e determina todas as coisas. No entanto, esta frase não existe na Bíblia, acredita-se ser confundido com a passagem de Lucas 21.18: “Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.”. Ou talvez alguns tenham se baseado no trecho da música “Deus proverá” da cantora Shirley Carvalhaes. 

2.  "O cair é do homem, mas o levantar é de Deus"
A frase é bonita e é bastante usada para animar os irmãos que fracassaram na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo em Lucas 15.17-24, Deus não o socorrerá. O texto remete também a este versículo: “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal”. (Provérbios 24:16).
 

3.  “Vinde a mim como estás” – Não é versículo bíblico. Apesar que Jesus faz o convite aos cansados e recebe qualquer pecador arrependido na condição em que está, possivelmente essa frase é interpretada com Mateus 11.28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". 

4.   “Deus tarda mas não falha” – Esse adágio, de que “Deus tarda mas não falha” transmite a ideia que, mesmo que Deus demore para fazer algo ou dar uma resposta, Ele uma hora o fará. E ainda, dizer que Deus “demora” é a mesma coisa que colocar nós, seres humanos, como o centro do universo e que, se Deus não fizer o que queremos em determinado momento, significa que Ele “demorou”. Mas quem disse que somos nós quem determina a hora certa? Em 2º Pedro 3.9, o verdadeiro texto declara: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 

5.   "Esforça-te, e eu te ajudarei” ou “Fazes por ti que te ajudarei.”
Quem, por diversas vezes nunca ouviu essa frase? O termo "esforça-te" é, de fato, encontrado várias vezes na Bíblia, mas em nenhum momento está acompanhado de “e eu te ajudarei”. Por exemplo, em I Crônicas 28:10, declara: "...Esforça-te, e faze a obra"). Em Gálatas 4:27: "Esforça-te, e clama". Em Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Para o cristão, a Bíblia manda fazer em primeiro não por você, e sim, pelo Reino de Deus.
 

6.    “Eu venci o mundo e vós vencereis” ­– Sem dúvida alguma essa é uma das lindas e interessantes frases de auto-ajuda, porém, Jesus nunca falou isso. O que o Mestre realmente falou, no Evangelho de João foi o seguinte: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33). 

7.  "Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és.”
Esse adágio popular é bastante interessante, porém, não está na Bíblia. Ele foi criado possivelmente com base em Provérbios de Salomão 13:20 que declara: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.”
 

8.  "É dando que se recebe.” – Esta frase não integra a galeria de versículos da Bíblia. Possivelmente, o equívoco ocorreu devido ser uma expressão atribuída ao padre italiano Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, em uma oração muita conhecida entre os católicos. 

O texto bíblico que se aproxima dessa frase está em Atos 20:35b: “[...] Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” 

9.  "O dinheiro é a raiz de todos os males.” – Quando olhamos para tanta violência e corrupção neste mundo, onde muitas das vezes o dinheiro é o vilão principal da causa, chegamos, às vezes, até pensar que essa frase realmente seja uma verdade bíblica. Mas, não é. O dinheiro é uma bênção de Deus. A raiz de todos os males é o amor a ele. O dinheiro surgiu para que nós de maneira honesta a possuíssemos. O mal é quando ele nos possui. Veja o que diz a Bíblia a respeito desse assunto em I Timóteo 6:10: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". 

10.         “Deus cegou os entendimentos dos incrédulos” – É preciso ter muito cuidado ao fazer esse tipo de declaração, pois poderemos atribuir ações a Deus, sendo que o diabo é que é o autor da ação. Segundo a Bíblia, não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos, e sim, o diabo. Olha o texto de II Coríntios 4:4: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” Esse “deus” que a Bíblia se refere é o diabo, e não o Deus de Israel que ilumina os que estão em trevas. Em João 8:12: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. 

Deus abençoe você a sua família! Confira a mensagem por meio de vídeo!