Um irmão que frequentava regularmente sua igreja, sem nenhum aviso deixou de participar. Após algumas semanas, o líder do seu grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante do fogo.

Supondo a razão para a visita, o homem deu-lhe boas-vindas, conduziu-lhe a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto esperando. O líder se fez confortável mas não disse nada. No silêncio sério, contemplou as chamas em torno da lenha ardente. Após alguns minutos, o líder, cuidadosamente apanhou uma brasa ardente e deixou-a de lado. Então voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel.

O irmão prestou atenção a tudo, fascinado e quieto. Então diminuiu a chama da solitária brasa, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou de vez. Logo estava frio e morto. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder, antes de se preparar para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a de volta no meio do fogo. Imediatamente começou a incandescer uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela.

Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: "Obrigado tanto por sua visita quanto pelo sermão. Eu estou voltando pra igreja". (Mensagem extraída de um folheto de evangelização).

Em Hebreus 10.25, a Bíblia Sagrada declara: "Não deixemos de congregar como é costume de alguns".

Ninguém tem maior conhecimento dos perigos que cercam a vida de um cristão, senão o próprio Deus. Se Ele, em Sua Palavra, nos orienta para não deixarmos de congregar, é porque existe um enorme perigo para a vida espiritual daquele que se afastou da congregação.

Segundo alguns pensadores, na época em que a epístola aos Hebreus foi escrita, muitos irmãos deixaram de congregarem devido as perseguições da época contra os cristãos. Outro motivo, era a recusa de alguns em se misturarem com os gentios.

Independente das situações, temos que entender que as dificuldades nunca devem ser desculpas para não nos congregar. Dependemos um dos outros, e juntos manteremos acesa a candeia de nossa fé em Cristo Jesus. Que Deus abençoe você sua família. (Pr. Deuramar Ribeiro)

VEJA MENSAGEM EM VÍDEO