Em Gênesis 17.1, diz a Bíblia: “SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito”.

Muitas pessoas, principalmente os da terceira idade, pensam que por já estarem velhos, não têm mais importância de viverem uma vida de total dedicação ou até mesmo de dependência para com Deus. Mas, as coisas não são bem assim. No texto que lemos, encontramos Deus falando com Abrão (o pai do povo hebreu), que na ocasião, já possuía seus 99 anos de idade, que andasse em sua presença, e como resultado dessa atitude, ele seria perfeito.

Muitas dessas pessoas, quando ainda criança, adolescente e até mesmo jovem se acham novos demais para obedeceram a Deus. Muitos querem primeiro curtir os prazeres da vida para depois pensarem se vão ou não seguir o que a Bíblia ensina, quanto a verdadeira felicidade, que é obedecer a Palavra de Deus. Quando chegam a velhice, decidem que não tem mais condições, pois já estão velhas. Só que os pecados, estão creditados na conta de cada ser humano desde quando este veio ao mundo. Esses pecados não são apagados com a terceira idade, ou com anos vividos na terra. Cada pessoa precisa se arrepender para alcançar a salvação.

Deus disse à Abrão: “anda em minha presença e sê perfeito”. Não podemos fazer e nem sermos coisa alguma sem termos a participação de Deus em nossa vida. Em João capítulo 15, no finalzinho do versículo 5, está escrito: “porque sem mim nada podeis fazer”. Quem disse essas palavras foi Jesus, o enviado de Deus.

A perfeição que Deus exigia de Abrão, o patriarca dos hebreus, e posteriormente, o pai da fé, era para que Abrão tivesse um coração obediente e totalmente voltado para Deus. A perfeição no conceito humano significa aquela pessoa que não cometeu nenhum deslize ou não errou nenhuma vez na vida, algo impossível de acontecer.

Já para com Deus, a perfeição que Ele exige, está relacionada ao caráter justo daquela pessoa que de fato ama e serve a Deus. A perfeição que Deus exige de cada ser humano, não tem nada haver com faltas e demais falhas humanas, pois Deus sabe que a nossa humanidade não nos permite viver nesse mundo sem falhar. Se tudo isso fosse verdade, em viver uma vida de total estado de santidade, Jesus não teria nos ensinado a orar, em Mateus 6.12, quando disse: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”.

Andar na presença de Deus e ser perfeito significa você ser uma pessoa sincera, justa, reta, que teme a Deus, comprometida de todo coração em se desviar do mal e nunca entristecer a pessoa do Espírito Santo.

Quando lemos a história de Davi, o rei de Israel, algo muito nos chama a atenção. A Bíblia relata que Davi, mesmo tendo praticado atitudes terríveis, como adultério e até mesmo a morte de um de seus soldados, esposo da mulher com quem ele havia adulterado, porém, Deus afirma que Davi era um homem segundo o Seu coração (coração de Deus), está lá em I Samuel 13.14. O Senhor estava dizendo que Davi era um homem perfeito. Ou seja, Deus olhava para o coração de Davi, e via que ele tinha um coração sincero. E é justamente dessa maneira que Deus espera de todos nós, sinceridade. Lembram da parábola em Lucas 18, em que Jesus fala quanto a oração do fariseu e do publicano? Olha para a arrogância do fariseu e para a sinceridade do publicano. Este segundo, desceu justificado para casa. Glória a Deus!

Deus é justo, sincero e perfeito, e exige que nós também sejamos assim. Em Mateus 5.48, disse Jesus: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Em Deuteronômio 18.13, declara Deus: “Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus”. Será que Deus, como um Pai que nos ama de verdade, está nos cobrando algo impossível de acontecer?

Indo para o encerramento dessa mensagem, destacamos que, Deus exigiu perfeição de Abrão, pois, mais tarde o Senhor mudou o nome de Abrão (que significa pai exaltado), para Abraão, acrescentando mais uma letra, o “a” em seu nome (que significa pai de muitos). Quando Deus se apresenta a Abrão, Ele diz que é “o Deus Todo-Poderoso”. Aquele que tem o poder e o domínio e que nada foge ou escapa de seu controle. O nome de Abrão só foi mudado para Abraão, depois que o patriarca tomou a decisão de andar na presença de Deus.

Se você quer ter e ver mudança em sua vida. Comece hoje mesmo e agora a obedecer a ordem de Deus. Nos versículos 2 à 4 do mesmo capítulo que lemos inicialmente, encontramos que a decisão de Abrão de andar na presença de Deus, resultou em aliança divina, e multiplicação da geração abraamica, se tornando o pai de muitas nações. Através dele, veio o povo judeu, do qual nasceu Jesus Cristo, nosso Salvador. Sem essa perfeição, jamais a maior promessa de Deus feita em Jesus Cristo, se cumprirá em nós, a qual é a de nos dar a vida eterna. Em João 3.36, afirma a Bíblia: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. Lembre-se: O segredo para ser perfeito, é andar na presença de Deus!

Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

VEJA MENSAGEM EM VÍDEO