O tema dessa mensagem é uma pergunta que lhe faço: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA À MEIA-NOITE? 

No evangelho de Mateus capítulo 25, versículo 6, está registrado: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.” Literalmente, a expressão meia noite, significa: hora ou momento que divide a noite em duas partes iguais. Já no sentido espiritual, à meia-noite significa, o fim do dia da igreja na terra (dispensação da graça), e o início de um novo dia na eternidade com Deus.

O texto bíblico de Mateus, onde lemos, destaca sobre uma parábola relatada por Jesus, onde o Senhor aborda um episódio envolvendo Dez Virgens. 

De acordo com teólogos, a parábola das Dez Virgens é geralmente considerada de difícil interpretação, porém, o pensamento central dessa narrativa é a exclusão de alto privilégio por falta de preparo. Apontando, especialmente, a uma preparação espiritual para quando Cristo voltar a esta terra. A parábola é um alerta do Senhor Jesus quanto a necessidade de estarmos sempre atentos ao seu retorno. 

A narrativa bíblica destaca o momento em que aconteceria um casamento. Como todos sabem, em um casamento, dá-se destaque ao casal de noivos, mas, na parábola, o centro da narrativa são as dez jovens, que por sua vez representa a Igreja. 

No episódio, onde cinco virgens estavam preparadas, e as outras cinco, não, aponta para a distinção de duas classes de crentes: os que estão preparados e os despreparados. 

As dez jovens eram virgens, ou seja, tinham a pureza da fé, mas apenas a metade delas, as prudentes, estavam prontas para encontrar com o noivo. Ao ouvirem o brado, todas as dez se levantaram para o encontro com o noivo, mas, apenas cinco delas puderam desfrutar prudentemente da festa das bodas. 

Todas as dez jovens virgens tinham o mesmo propósito, encontrar com o Noivo. Mas, o divisor na cena foi a falta de azeite. As prudentes tinham em sobra, e entraram para a festa, mas, as outras cinco jovens não. O azeite é o símbolo do Espírito Santo. E é Ele quem mantém a chama da comunhão com Deus sempre acesa no coração do crente em Jesus. 

Não basta apenas andar com Jesus, é preciso termos Ele em nossa companhia. Não basta apenas crer em Jesus como Salvador, é preciso tê-lo como Senhor de nossa vida. As cinco donzelas imprudentes, a qual a Bíblia as chama de loucas, ficaram do lado de fora. Não foram aceitas pelo noivo e tiveram que ouvirem uma terrível declaração do noivo, conforme o versículo 12 do mesmo capítulo, onde está escrito: “E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.” (que expressão triste).

Como falamos anteriormente, à meia-noite refere-se o fim da dispensação da Graça, ou seja, o fechamento da porta da Salvação através do arrebatamento da Igreja. 

Talvez você me pergunte: Pastor Deuramar, porque a meia-noite? Na minha modesta interpretação, porque a meia-noite, faz alusão ao término de um dia e o começo de um novo. Ou seja, finda-se o dia do novo homem na terra e começa um novo dia do homem novo com Deus no céu. 

A Bíblia relata diversas passagens quanto à meia-noite. Na morte dos primogênitos no Egito: Êxodo 11.1: “Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito;”. Sansão em Gaza: Juízes 16.3: “Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.”. O salmista que louvava a Deus de madrugada: Salmos 119.62: “À meia noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos.”. Mais um alerta de Jesus: Marcos 13.35: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,”. Paulo e Silas: Atos 16.25: “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”. Em Romanos 15.4, Paulo nos ensina quanto ao verdadeiro propósito do que foi registrado na Bíblia: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.”

A parábola das Dez Virgens, foi relatada por Jesus e escrita no Livro Sagrado não para lhe deixar em aflição e amedrontado quanto ao futuro. Mas, sim, para lhe dar esperança de algo muito maravilhoso que o Senhor Jesus preparou para àqueles que o amam e espera com azeite de sobra (Espírito Santo) em suas vidas. 

Procure andar nas pisadas do Mestre. A melhor preparação para a sua vinda é executar e manter uma vida de fidelidade na obra de Deus. E qual é essa obra? João 6.29: “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.”. 

Espero ter contribuído com você para uma vida cheia de esperança. Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

Pastor Deuramar Ribeiro