No livro do profeta Jonas capítulo 1 e os versículos 1 à 3, está escrito: E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis”.

O texto bíblico relata a história do profeta Jonas, o qual foi designado por Deus a ir pregar a mensagem de salvação aos moradores da cidade de Nínive, capital da Assíria. Na época, os assírios era um povo cruel, violentos e perversos. Eles eram inimigos de Israel. Provavelmente foi o que desmotivou Jonas a pregar para aquelas pessoas. Provavelmente, Jonas sabia que se eles se arrependessem, Deus perdoaria seus pecados e o que Jonas desejava, era ver o castigo daquele povo. 

Conforme o texto que lemos, no versículo 3, Jonas se levantou para fugir da presença de Deus. Na minha concepção, foi a pior decisão que Jonas tomou em toda a sua vida, fugir de Deus.

Dos diversos atributos de Deus, destaco apenas três deles, que se relaciona com o que estamos falando no sentido de o homem querer fugir de Deus. É impossível o homem se esconder Dele. Podemos encontrar esses atributos no Salmos 139. O primeiro atributo é a Onisciência, a qual significa que Deus tem conhecimento completo de tudo. O segundo, a Onipotência que literalmente significa, que Deus tem poder ilimitado. O terceiro, a Onipresença, atributo do Criador pelo qual sabemos que ao mesmo tempo, Ele está presente em todo lugar. No versículo 7 de Salmos 139, declara: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

É impossível o homem fugir de Deus. Ele conhece todas as coisas e ninguém pode frustrar seus propósitos. Enganado vive o homem, em pensar que está se escondendo de Deus. O Senhor entregou uma missão a cada um de nós, porém, Ele não interfere em nossas escolhas. 

A colheita de nossa lavoura espiritual, será o resultado da nossa plantação. Se decidirmos fugir da missão que Deus nos confiou, estaremos sujeitos ao sofrimento e isso custará um alto preço. O profeta Jonas sofreu muito. Chegou a ser tragado por um grande peixe assim que foi jogado do navio em que estava, em alto mar. Em Nínive, Jonas pregou a mensagem de Deus, a de arrependimento, e os homens de Nínive creram no Senhor. Glória a Deus! Todas as vezes que Deus nos determina a fazer algo e não fazemos, agimos semelhante a Jonas e nos tornamos companheiro dele de rebeldia.

O pastor Billy Graham, declarou certa vez que: “Quando o homem quer se afastar de Deus, Satanás tem sempre um barco à disposição”. Não podemos fugir de Deus. A presença de Jonas no barco em que ele estava quando em desobediência pensava em fugir de Deus, colocou em risco a vida dos demais passageiros e tripulantes daquela embarcação. Ao contrário do apóstolo Paulo, que em Atos 27.24, em que por amor a ele, Deus salvou do naufrágio, todos os passageiros do navio, quando viajavam à Roma. 

Quando estamos na direção e vontade de Deus, influenciamos o lugar onde estivermos e nos tornamos benção na vida das demais pessoas. Certa vez li um livro intitulado: “O Último Herói do Titanic”. Esse herói, se referia ao pastor Jonh Harper, esse servo de Deus estava dentro do navio Titanic, que afundou em 14 de abril de 1912. De acordo com o livro, enquanto as águas escuras e geladas do Atlântico enchiam lentamente o convés do Titanic, John Harper gritava: “Deixem as mulheres, crianças e descrentes subirem nos barcos salva-vidas.” Harper tirou seu salva-vidas – a última esperança de sobrevivência – e o entregou a outro homem. Depois que o navio desapareceu sob a água escura, deixando Harper se debatendo nas águas geladas, ouviram-no incentivando os que estavam à sua volta a confiar em Jesus Cristo. 

Era uma noite de percas e de ganhos. Uma noite de heróis, e John Harper foi um deles. Apesar das águas que o tragavam serem extremamente frias e do mar à sua volta estar escuro, John Harper deixou este mundo numa resplandecente glória para encontrar com Aquele que o alistou para a guerra, o Senhor Jesus. 

Jonh Harper não fugiu da missão, mas, se entregou aos cuidados do Senhor, o qual tem todo o poder. Agiu como disse o apóstolo Paulo em Filipenses 1.21: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” 

Não queira fugir de Deus. Você que ainda não fez a sua decisão à Cristo, se arrependa hoje mesmo de seus pecados para ser salvo. E você, que já é um seguidor e alistado para a guerra, não fuja, pregue a todo o mundo a mensagem de salvação a toda a criatura. O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos. (I Timóteo 2.3-4). Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima! 

VEJA VÍDEO DA MENSAGEM