No livro de I Reis 3.14, está escrito: “E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.”

No texto que lemos, Deus estava falando em sonhos a Salomão, filho de Davi, que havia recentemente assumido o trono como rei de Israel. Salomão foi o terceiro rei a reinar sobre o povo israelita. Nos relatos históricos, não existem informações concretas acerca da idade de Salomão, possivelmente teria 20 anos de idade quando assumiu a monarquia, mas, de acordo com II Crônicas 9.30, Salomão reinou 40 anos sobre Israel.

No versículo 5 do mesmo capítulo, a Bíblia declara que o Senhor havia aparecido a Salomão em sonhos, e disse a ele que o que ele pedisse, Deus o daria: “E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.” No versículo 9, Salomão pede a Deus um coração entendido para julgar o povo de Israel. O pedido do jovem rei agradou a Deus e o Senhor concedeu, dando sabedoria a Salomão, o tornando o homem mais sábio da terra. Deu a ele também riqueza e glória.    

Só que havia uma observação, a sabedoria de Salomão não garantiria a salvação. Ele teria que andar nos caminhos e preceitos do Senhor, ou seja, guardar a Palavra de Deus no coração. Por mais que fosse um homem cheio de sabedoria, teria que se tornar um guardador do tesouro dos céus em seu coração. 

No meu último vídeo publicado no meu canal (CLIQUE ASSISTA), onde eu falei sobre os pobres de espírito, destaquei que o homem pode ter riquezas, sem nenhum problema. O perigo, é quando a riqueza passa a possuir o coração dessa pessoa.

Deus estava orientando o rei Salomão a não apoiar o seu futuro em suas capacidades, habilidades e riquezas, que ele como rei teria. É ilusão, o homem pensar que a salvação é obtida através de méritos puramente humanos e terrenos. Somente através da fé em Cristo o homem pode se assegurar de uma vida cheia de felicidade neste mundo e na eternidade com Jesus.

Mais tarde, dentre os 3 mil provérbios escritos por Salomão, ele enfatiza em Provérbios 3.5-7: “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.”

Por mais que Salomão fosse um homem muito sábio, chegou um dia em que ele não conseguiu aplicar a sabedoria em sua vida espiritual e acabou caindo em pecado, ao se corromper com os deuses estranhos de suas mulheres estrangeiras.

É de fundamental importância pedirmos sabedoria a Deus, aliás, a própria Bíblia nos ensina em Tiago 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Porém, devemos entender e ter a consciência de aplicar a sabedoria em nossa vida para que as nossas escolhas e atitudes sejam acertadas e nossa salvação seja mantida. A sabedoria que nos mantém a cada dia mais perto de Deus, essa sabedoria é a que vem do alto (Tiago 3.17), ao contrário de um outro tipo de sabedoria, a que vem de baixo, terrena (Tiago 3.14). Essa alimenta a arrogância e a inveja amarga no coração das pessoas más.

Que Deus ilumine sua vida para que você possa experimentar o melhor, aquilo que o Senhor preparou para você, para nós. E que vivas por muitos anos nessa terra, servindo e amando ao Senhor. 

Se você, é uma pessoa que ainda não fez uma aliança de salvação com Jesus, convido a fazer agora, enquanto é tempo. Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima! E, não esqueça de compartilhar o artigo!

SEGUE ABAIXO O VÍDEO DA MENSAGEM