Em Atos 5.15, encontramos: “De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles”.
 

De acordo com o texto bíblico, pode até parecer, que de fato a sombra dos apóstolos seria capaz de proporcionar milagres, embora o texto não diga claramente, mas apenas que as pessoas, por meio da fé, levavam os doentes para serem cobertos pela sombra dos apóstolos, especialmente a de Pedro. 

Embora não exista certa evidência de que alguém tenha sido curado dessa maneira, isso mostra a plena crença do povo de que Pedro tinha o poder de realizar milagres. Para o povo, “Pedro” deveria ter eminentemente esse poder, porque era por ele que o coxo no templo havia sido curado Atos 3.4-6, e porque ele tinha sido mais proeminente em seus discursos ao povo. 

No versículo 16, declara: “E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados”. Conforme o versículo 12, “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.” 

Porém, devemos compreender, que se de fato as pessoas doentes eram curadas através da sombra do apóstolo; não era pela a sombra ser a do Pedro, e sim, pelo o poder de Deus que operava através dele. Esse poder Jesus havia dado aos discípulos, conforme Mateus 10.1: “E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.” 

E é justamente aqui, que quero conversar com você. Falar sobre a sombra espiritual na vida do cristão. Sombra, como reflexo de uma vida cheia do poder de Deus, assim como aconteceu com Pedro, a fim de sermos canais de bênçãos na vida de cada cidadão. 

O poder de Deus era tão grande na vida de Pedro, que as pessoas acreditavam que ao encontrarem com ele, ou até mesmo a sombra de seu corpo, aconteceria o sobrenatural, ou seja, o milagre de Deus. 

Nesse mundo, o qual a Bíblia declara estar no maligno, estamos cercados de pessoas carentes de milagres de Deus, especialmente o da salvação. E devemos fazer sombra na vida dessas pessoas. Sombra com o testemunho de vida, vida santa. Devemos projetar através de nossas ações, a sombra de esperança e vida eterna. Devemos fazer sombra para as outras pessoas através da maneira como falamos e vivemos. Jesus disse que somos o sal da terra. Uma das utilidades do sal, é o poder de conservar, bem como, de provocar sede. E é isso que devemos fazer na vida das pessoas. Através da sombra do poder de Deus em nossa vida, provocar sede nas pessoas. Levar essas pessoas a sentirem sede de ouvirem a palavra de Cristo, através da sombra do poder divino que está em nós. 

Quando as pessoas olhavam para Pedro, via a sua simples sombra. Só que havia algo muito maior do que a sombra, na verdade, havia o poder de Jesus. Se nós tivermos a sombra do Altíssimo em nossas vidas, descansaremos e proporcionaremos bem estar a outras pessoas também, conforme Salmos 91.1: “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. Saberemos declarar a cada pessoa a razão da nossa fé. Em I Pedro 3.15, está escrito: Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 

Convido você, para juntos refletirmos. E que possamos ser sombra de bênção na vida das pessoas. Sejamos cristãos autênticos e façamos sombra na vida de nossos pais; de nossos filhos; de nossas esposas ou esposos; nossas noras; genros; sogros; de toda a nossa família; aos nossos amigos e amigas; patrões e empregados. 

A razão de tudo isso, fazer sombra, é levar ao mundo a salvação que só há em Cristo Jesus. Conforme I João 3.8, quando fazemos sombra na vida das pessoas, estamos desfazendo as obras do Diabo. Pois pregar o evangelho das boas novas de salvação às pessoas, é desfazer as obras do inimigo de nossas almas. 

Que Deus abençoe você e sua família. Se você gostou do texto, compartilhe para mais pessoas. E até a próxima!

VEJA MENSAGEM EM VÍDEO