No evangelho de João 5.39, disse Jesus: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. 

É lendo a Bíblia Sagrada que descobriremos o plano de Deus para a humanidade revelado na pessoa de Jesus Cristo. Esse plano é a vida eterna. 

Ao examinarmos cuidadosamente a Bíblia, estaremos indo de encontro com o coração de Deus. Ele fará, com que nós venhamos entender, por meio de seu Espírito, seus pensamentos para conosco, os quais são pensamentos de paz. 

Este nome que aparece apenas na capa, “A Bíblia Sagrada”, foi aplicado às escrituras por João Crisóstomo, grande reformador e patriarca de Constantinopla, por volta do ano 404 (A.D). O vocábulo Bíblia, significa “Coleção de livros pequenos”. Ou seja, é uma biblioteca de pequenos livros. 

Sendo uma biblioteca, ela se divide em oito prateleiras: a primeira é a dos Livros da Lei; a segunda-Livros históricos; a terceira-Livros poéticos; a quarta-Livro dos profetas maiores; a quinta-profetas menores; a sexta-dos evangelhos; a sétima as cartas apostólicas; e a oitava prateleira-Livro da Revelação (o Apocalipse). 

Quando o Senhor Jesus disse, no texto que lemos no início da mensagem, que as escrituras testificam Dele, é porque Ele está presente em toda a Bíblia. 

Vejamos: 

Em Gênesis-Ele é a Semente da Mulher; Êxodo-Cordeiro Pascoal; Levítico-O Sacrifício; Números-A Rocha Ferida; Deuteronômio-Profeta do Futuro; Josué-Capitão Invensível; Juízes-O Libertador; Rute-O Parente Remidor; Samuel, Reis e Crônicas-O Rei Prometido; Esdras e Neemias-O Restaurador; Ester-O Benfeitor; Jó-O Redentor Vivo; Salmos-O Socorro Celestial; Provérbios e Eclesiastes-A Sabedoria; Cantares-O Amado; Profetas Maiores e Menores-O Alvo Verdadeiro; Evangelhos-O Rei, Servo, Homem e Guia; Atos-O Ressurreto; Epístolas-O Cabeça da igreja; e Apocalipse-O Alfa e Ômega. 

A Bíblia Sagrada, portanto, é a Palavra de Deus. Ela é a Espada do Espírito; é Martelo e Fogo; é Lâmpada; é Alimento; é Semente; é Leite; é Fonte de Regeneração e Vida Eterna. 

De acordo com os Gideões Internacionais no Brasil, “a Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a  são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustenta-lo, e consolo para animá-lo. 

É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o guia do cristão. Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas. 

Cristo é o seu grande tema, nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Leia-a lenta e frequentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. É lhe dada em vida, será aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam seu sagrado conteúdo”. 

Em Mateus 22.29, a Bíblia destaca: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Desconhecer a Bíblia, é negar a Jesus, errando o maior alvo de nossa vida. 

Concluímos que a Bíblia é para todos nós. Se Deus disponibilizou é porque qualquer ser humano que a ler com o coração aberto à orientação do Espírito Santo, poderá compreender perfeitamente a sua mensagem. 

As escrituras, sem a pessoa de Jesus seria como a física sem a matéria, ou a matemática sem os números. 

Que Deus abençoe você e sua família. Se você gostar do vídeo abaixo, compartilhe para mais pessoas. E até a próxima!

ASSISTA AO VÍDEO DA MENSAGEM