Em I Crônicas 11.9, registra a Bíblia: “E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.” 

Inicialmente, o texto, por si só explica a razão de Davi se fortalecer. O Senhor era com ele. Agora, surge a pergunta: Porque o Senhor era com Davi? O que Deus viu em Davi ao ponto de lhe conceder tamanha graça? Vamos ver algumas das qualidades desse monarca que atraía a atenção do Senhor: 

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele adorava a Deus desde a sua mocidade. Era uma pessoa humilde, sincera e obediente ao Senhor. Dentre outras qualidades, ele era destemido, um homem de guerra. 

Mas, o que mais marcava mesmo era que Davi tinha um coração quebrantado para com Deus. Repreendido, ele não escondia o seu pecado, mas, arrependido, buscava humildemente o perdão de Deus. Ele confiava na misericórdia de Deus. Ele procurava viver o que o seu filho, Salomão, sucessor ao trono, mais tarde escreveu em Provérbios 28.13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” 

Quando Davi foi escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel, a nação estava sendo governada pelo rei Saul. O qual acabou perdendo o trono por causa de sua insensatez, arrogância, falta de humildade, e por último, ter abandonado ao Senhor. Enquanto que o Espírito do Senhor deixava Saul, o enfraquecendo; Davi, se fortalecia, tornando-se cada vez mais poderoso a cada dia, pois o Deus dos Exércitos era com ele. 

Afastado de Deus, Saul via o filisteu Golias como um gigante diante dele. Davi, porém, via como gigante apenas o Seu Deus. Pois o seu coração e a sua confiança estavam no Senhor. 

Algumas pessoas já me perguntaram: pastor Deuramar, porque que Davi, um homem que chegou a cometer pecados terríveis contra o Senhor, incluindo maldades contra a vida de pessoas inocentes, entre eles, o adultério com a esposa de um fiel soldado de seu exército, o qual acabou sendo morto a mando do próprio Davi, pode ser um homem segundo o coração de Deus? 

Essa passagem está em I Samuel 13.14 parte b do versículo: “...já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração,...”

A minha resposta foi a seguinte: Davi era um homem que mesmo com as suas fraquezas, ele temia e estremecia diante do Senhor. Ele era uma pessoa humilde e obediente. Ele obedecia a Deus, a seus pais e até mesmo ao próprio rei Saul. Ele respeitava a unção que ainda havia sobre a vida de Saul, e via-o como o seu rei. Davi tinha uma qualidade a qual Deus procura em todo ser humano, a sinceridade. Davi, ao ser confrontado por causa do pecado, ele não culpava ninguém, não jogava a culpa em cima de nenhuma pessoa, mas, ele assumia as suas transgressões. 

Davi sempre agiu de maneira diferente em relação ao casal Adão e Eva, nossos primeiro pais, que ao pecarem no Éden, Adão culpou a Eva; para Deus, a mulher disse que a culpada era a serpente. 

Davi, sempre assumia suas transgressões. Deus procura corações sinceros. Devemos ser humildes e assumir nossos erros. Encontrei na internet uma bela frase de uma pessoa americana, Myrtie Hobson Stanton que dizia: “Deus conserta um coração partido se lhe dermos todos os pedaços”. Davi conhecia a graça e a misericórdia de Deus. Ao pecar, ele se entregava sem reserva a Deus. Por isso Deus era com ele, e cada dia se tornava mais forte no Senhor. 

Mais tarde, o apóstolo Paulo escrevendo à igreja em Éfeso, em Efésios 6.10, ele orienta: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Deus procura pessoas fortes Nele, para que possas vencerem o pecado. 

O pastor Adailton Rogério, em um de seus artigos, escreveu sobre alguns personagens bíblicos que não foram fortes em Deus para renunciarem o pecado: “Eva não foi forte para vencer a curiosidade; Adão não foi forte para vencer a voz de Eva; Caim não foi forte para vencer a fúria, matou Abel; Sara não foi forte para vencer a ansiedade de ser mãe; Judas não foi forte para vencer a cobiça; e Sansão não foi forte para vencer a concupiscência carnal.” 

Que possamos obedientemente buscarmos em Deus a graça suficiente para que possamos viver uma vida de completa vitória. Se com sinceridade e incondicionalmente guardarmos a Sua Palavra em nossos corações, com certeza, venceremos as lutas. A Sua presença em nossas vidas, nos tornará cada dia mais fortes Nele. 

Deus não mudou, se no passado a sinceridade e a comunhão levaram Deus a ser com Davi; O Senhor quer também ser em minha e em sua vida. Só dependerá de nossa escolha no presente. 

Que Deus abençoe você e sua família, e até a próxima!

ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO