Que a graça do bondoso e eterno Deus esteja sempre em sua vida. O tema de hoje é: EM BUSCA DO CRISTO PERDIDO. A leitura bíblica é em Lucas 2. 41-46

41 Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; 42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. 43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. 44 Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; 45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

Quando passamos a cuidar mais das coisas somente que nos interessa, e deixamos de buscar o alvo desejado que é o Senhor Jesus Cristo, podemos já tê-lo perdido, e a solução imediata é regressarmos em busca Dele. E foi o que aconteceu com José e Maria, os pais de Jesus. O casal, juntamente com a família, participava de uma das mais importantes festas de Israel, a Páscoa. Jesus, que na ocasião fazia parte da caravana, esteve presente na festividade. Ao retornarem para casa, o casal percebeu que Jesus não estava na comitiva. 

No texto que lemos declara que Jesus ficou em Jerusalém. José e Maria não sabiam. O casal pensava que ele estava na caravana em companhia dos parentes e pessoas conhecidas da família. Após intensa busca, e sem sucesso, voltaram à cidade de Jerusalém à procura de Jesus. A Bíblia declara que, passados três dias, José e Maria o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. 

Eles fizeram o que todo ser humano deve fazer, buscar Jesus até o encontrar. A Bíblia afirma que toda a humanidade está caída, distante de Deus por causa do pecado. Em Romanos 3.23 encontramos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”, ou seja, separados de Deus. E o que fazer? Devemos agir semelhante ao casal José e Maria: voltar e procurar Jesus até acha-lo. Não importa quanto tempo a busca dure. José e Maria procuraram durante três dias. Eles só retornaram para casa, depois que encontraram Jesus. Para encontrar Jesus devemos fazer de tudo, se preciso for, até mesmo subir em uma árvore para vê-lo, como fez Zaqueu (Lucas 19). 

Jesus não estava perdido. O casal foi quem perdeu a visão de Jesus. O menino com os seus 12 anos de idade, foi encontrado dentro do templo. O mesmo lugar onde eles perderam de vista a Jesus. Quando tiramos o foco de Jesus, sempre sofreremos prejuízos. E o primeiro prejuízo é a perca da companhia. Passamos a nos sentir sozinhos. E sem a sua presença, não temos condições de darmos nenhum passo ou prosseguirmos a caminhada. 

José e Maria se sentiram impotentes. Para eles, a vida acabaria ali. Não adiantaria o casal ter se alegrado na festa da Páscoa, se Jesus, o cordeiro que tira o pecado do mundo, não estava entre eles. Para os demais membros da caravana, Jesus, era apenas um filho adolescente que ficou para trás. Mas, para José e Maria, eles estavam sem a melhor companhia, o Filho de Deus, o Emanuel, o Deus Conosco. Tiveram que voltar à Jerusalém, em busca do Cristo perdido. 

Em Mateus 14, o discípulo de Jesus, Pedro, obedecendo a ordem do Mestre, começou andar por cima das águas do mar da Galiléia em direção a Jesus. Porém, sentindo o vento forte, e tirando o foco de Jesus, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Pedro estava perto de Jesus, pois a Bíblia afirma que o Mestre estendeu a mão e o salvou. Pedro estava pertinho de Jesus mas, se afogava. Tem pessoas que estão perto do salvador, mas, continua sem salvação. Estão perto da vida, porém, vivem mortos em seus delitos e pecados. Se encontram perto do libertador, mas, vivem presos pelos grilhões das trevas. 

Quando estamos ministrando a Palavra de Deus, sempre gosto de destacar que: muitas pessoas entram na igreja, mas, a igreja nunca entrou nele. Entram no evangelho, mas, o evangelho nunca alcançou o coração dessa pessoa. E por isso, vivem uma vida de completa derrota. Sem paz, sem esperança, distante de Jesus. 

José e Maria sentiram a falta de Jesus durante a viagem. Estavam no meio de uma multidão, porém, Jesus não estava ali. O que adianta estar no meio de uma multidão, se Jesus não está presente? Muitas pessoas estão no meio de tantas outras pessoas, mas, sempre se sentem sozinhas. Quando estamos em comunhão com Deus, nunca estaremos sozinhos. É como disse Davi no Salmos 23: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo”. 

Quando estamos na companhia de Jesus, podemos ter a certeza, nunca estaremos desamparados. Você, mais Deus, sempre será a maioria. Nem sempre a multidão é a resposta perfeita. Tem pessoas que afirmam: “eu sempre acompanho a multidão”. “Eu vou com a maioria!” Lembramos, que foi a maioria, ou seja, à multidão que disse à Pilatos: “solte Barrabás e crucifique a Jesus!” 

José e Maria acharam Jesus no templo. Eles levaram três dias para acharem o filho. Acreditamos que o casal havia procurado Jesus em outros lugares, mas, sem sucesso. Só depois de irem ao templo é que encontraram Jesus. Muitas pessoas estão procurando Jesus em tantos lugares. E até mesmo nos prazeres oferecidos pelo mundo sem Deus, e não tem achado. 

Jesus estava no templo feito de pedra, tratando dos negócios de seu Pai. O maior negócio do Pai com Jesus, é sobre a salvação do homem arrependido. É sobre mim e você. Hoje, o templo que Jesus quer ser não somente encontrado, e sim, habitado, é o nosso coração. A Bíblia diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. 

Para que José e Maria encontrassem Jesus, o casal teve que sair a procura. Tiveram que deixar a zona, não de conforto, e sim, de tristeza. Eles encontraram Jesus e a felicidade voltou a reinar. Não existe alegria quando Jesus está ausente. Valeu a pena a procura. 

O Senhor não estava escondido. José e Maria procuraram Jesus por três dias. Talvez haviam ido em outros lugares, quando deveriam terem ido direto ao templo. Jesus estava no mesmo lugar onde eles o deixaram após a festa da Páscoa, ou melhor, o perderam. Isso significa que é o homem que se afasta de Jesus, e não Jesus que se afasta do homem. 

Quando buscamos ao Senhor, logo o achamos. Em Jeremias 29.13 e 14 o Senhor declarou: “13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 14 E serei achado de vós, diz o SENHOR,...”. 

Ao ser achado pelo casal, Jesus desceu com eles para a cidade da família, Nazaré. Quando nos encontramos com Cristo, ele anda conosco e a nossa vida passa a fazer parte da vida Dele. Nossos caminhos e projetos de vida estão diante Dele. O nosso coração é cheio de sua paz. 

Para José e Maria, agora a caravana estava completa. Jesus estava com eles. Glória a Deus. E você? Já encontrou o Cristo? Seu coração precisa de muitas coisas para fazer você ser uma pessoa feliz? Lembre-se: precisamos somente de Jesus. Amém? 

Que Deus abençoe você e sua família e até a próxima!

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM