Que a graça do bondoso e eterno Deus esteja sempre em sua vida. O tema da mensagem é sobre AS 5 PRINCIPAIS IRA DE DEUS SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO. A leitura bíblica é em JOÃO 3. 36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” 

As manifestações da ira de Deus contra a impiedade praticada pelos homens aconteceram ao longo da história, desde Adão e Eva, nossos primeiros pais, no jardim no Éden. A ira de Deus tem como fundamento dois atributos morais: a Sua SANTIDADE e a JUSTIÇA. Toda vez que a santidade de Deus é ferida, sua Justiça entra imediatamente em ação, vindicando pronta reparação. A ira de Deus aponta para o que o Seu próprio nome significa: Santo.  

O Senhor detesta de forma absoluta o pecado. Deus odeia todo e qualquer tipo de iniquidade. Deus é santo e justo, e não aceita aquilo que não esteja em conformidade com o Seu caráter moral. 

Sua ira se manifesta das mais diferentes maneiras, para que a glória de Seu nome jamais pereça. 

A primeira manifestação ocorreu contra a multiplicação da maldade do homem. Em Gênesis 6.5-7: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” 

Depois do pecado entrar no mundo através da desobediência de Adão, a natureza humana se tornou má e corrompida. Deus teve que agir com justiça, castigando o comportamento humano. 

Uma outra ação de Deus ocorreu com os moradores das cidades de Sodoma e Gomorra. De acordo com Gênesis 13.13: “Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.” Deus manifestou sua ira sobre os sodomitas e os moradores de Gomorra, consumindo-os com fogo e enxofre. Em 2 Pedro 2.6, a Bíblia afirma que essa ação de Deus serviu de castigo e exemplo: “E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;” Deus ama o pecador, oportunizando a este o arrependimento para o perdão, mas, não tolera o pecado. 

A terceira manifestação da ira de Deus foi sobre os idólatras e demais transgressores da vontade divina. Romanos 1.25: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente.” Em I Coríntios 6.9-10: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” É o que determina a Palavra de Deus. Toda ação tem uma reação; toda plantação, a sua colheita; a desobediência, o seu castigo. Pecado, é luto disfarçado de festa. O remédio para ele, é o arrependimento humano. Após isso, Deus entra com o perdão. 

A quarta ira divina é sobre a vida dos detentores da Justiça de Deus. Em Romanos 1.18: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.” Esse castigo se dá na vida daqueles que inverteram a ordem das coisas criadas por Deus. A punição de Deus se manifesta do céu porque é lá no céu que está o Seu trono de justiça e santidade. 

A razão de muitas pessoas escaparem do juízo de Deus, vivendo na contramão da vontade divina, não significa que Deus esteja fazendo vista grossa. Em breve, essas pessoas colherão as consequências de seus atos praticados. Esse tempo que pareça ser tão seguro, é Deus dando oportunidade para que se arrependam e tenham vida e vida eterna em Cristo Jesus. 

A quinta manifestação da ira de Deus é sobre a vida daqueles que não creem no unigênito Filho de Deus, ou seja, Jesus, o enviado do Pai. Em João 3.18 e 36: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” O versículo 36, lido no início da mensagem: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” 

A ira de Deus permanece sobre a vida dessas pessoas porque não restará mais sacrifício. Jesus é o único cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Em Hebreus 10.26 e 27, destaca: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.” 

Convido você, agora mesmo, a fazer uma avaliação de sua vida espiritual. Se você subir agora mesmo na balança de Deus, como estará a sua vida? Pense bem. Você é o protagonista de seu próprio filme. A sua vida está em suas próprias mãos. Você decidirá o destino de sua alma. Fuja hoje mesmo da ira de Deus. Ainda há tempo. Jesus veio do céu para que você não fosse ao inferno. Ele morreu para que tivesses vida. Ele foi crucificado para que você fosse liberto. Ele ressuscitou de entre os mortos, para nos dar a certeza de salvação.

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM