Imagem: Divulgação Internet

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro”; Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

INTRODUÇÃO: Jesus concluiu a sua obra que era morrer na cruz por nós, e o PAI, ao terceiro dia, o ressuscitar da tumba fria. Ao deixar o túmulo, Ele mostrou que, como autor da vida, era superior a tudo e tem todo o poder no Céu e na terra, inclusive, poder sobre a morte. Ele venceu. E nos deu condições, para que através Dele, pudéssemos vencer também. Mas, quem é o vencedor? Sem dúvida, é aquele que venceu a si mesmo e não negou a sua fé. E quem vence a si mesmo: vence o mundo; vence as tentações; vence a carne; e vence ao Diabo.

Em Daniel 12.9, como as profecias eram para um futuro um pouco distante, elas foram seladas. “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.”

Em Apocalipse 22.10: “E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.”

NA BÍBLIA – As promessas são para os vencedores.

1.   Para a igreja de Éfeso (sig, “desejado”) - Apocalipse 2.7: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. ADÃO tinha livre acesso aos frutos dessa árvore, mas a sua desobediência o fez perder esse privilégio, pois foi expulso. Gn 3.22-24: 22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Sabe porque Deus os expulsou? 

2.   A igreja de Esmirna (sig. “Mirra”, planta medicinal) – v 11: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Uma referência à condenação eterna no lago de fogo e enxofre (Ap 21.8). É um lugar tão terrível que a própria morte e o inferno serão lançados dentro dele (Ap 20.14). Pra quem já tem o nome no Livro da Vida (Ap 22.15), está livre da condenação (Rm 8.1). 

3.   A igreja de Pérgamo (sig. “Alto” ou “elevado”) – v 17: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. 

·   O maná é escondido - por ser um alimento, só participa dele quem se rende aos pés de Jesus após crer no Salvador. O maná representa o “Pão da Vida”, que é o Senhor Jesus (Jo 6.51).

·  A pedra branca - muitos dizem que o preso recebia dos tribunais antigos ao ser absolvido das acusações, dando o direito de andar livremente. Jesus é essa Pedra Branca. Nele, somos libertos para nunca mais pecar. 

4.   A igreja de Tiatira (Sig. “Sacrifício de trabalho”) – v 26: ”E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”. Promessa relativa ao Milênio. A promessa é que o crente terá posição de poder naquele reino. Os mansos herdarão a terra, privilégio dado por Jesus. (Salmos 2.8): “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão”.    

5.   A igreja de Sardes (Sig. “Príncipe de gozo”)– Ap 3.5: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. 

·   Vestes brancas - Só para quem teve a vida lavada pelo Sangue do Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus.

·   Nome - ter ele escrito no Livro da Vida, nos torna Cidadãos dos Céus. Mas, assim como o nome é colocado, pode também ser riscado, se formos infiéis. (Hb 10.38): “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” 

6.   A igreja de Filadélfia (Sig.Amor Fraternal”) – v 12: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”.

Aquele que vencer, ou seja, se manter salvo até a vinda do Senhor. Aquele que vive neste mundo, mas não tem parte alguma com ele. Esse será coluna firme no templo do Nosso Deus de onde jamais sairá. 

7.   A igreja de Laodicéia (Sig. “Laodice”, em alusão a Laodice, esposa do Antíoco II) v 21:Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”. A igreja em Laodiceia estava vivendo um tempo de mornidão espiritual. Porque? Porque eles trocaram o mais importante pelo o que era urgente. Essa mudança de valores e de prioridades gerou o esfriamento espiritual. Jesus lhes mostrava a grande oportunidade de Salvação, bem como, o privilégio de um dia se assentar com Ele em seu Trono. (Tiago e João pediram esses assentos – Mc 10.35-37) 

CONCLUSÃO:

·         Mateus 24.13: “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”;

·         Apocalipse 2.10b: [...] Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.