Imagem: Divulgação internet

2° Timóteo 3.1:
SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.  

Efésios 6.13

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Por pastor Deuramar Ribeiro - A pandemia do novo coronavírus, Covid-19, trouxe mudanças em todos os seguimentos da sociedade. E essas alterações atingiram diretamente as famílias, alterando toda a sua rotina. Apesar de pertencermos a Deus, nós, família cristã, não estamos imunes a esses problemas.

Os textos bíblicos acima não foram escritos para massagear egos de ninguém, não foram redigidos por acaso, e sim, nos ensinar grandes realidades, de que precisamos estar preparados em Deus, para lidarmos com os desafios que cada família está enfrentando frente a essa pandemia. Ao longo da história, as gerações sempre enfrentaram dificuldades, e até parecessem que essas dificuldades fazem parte de nossa sobrevivência. 

O Senhor não prometeu livrar a família das angústias, e sim, dar força para enfrentá-las. Os três jovens jogados na fornalha de fogo ardente em Babilônia (Dn 3.17-18), Sadraque, Mesaque e Abede-Nego é um exemplo disso. Na hora da provação, eles continuaram firmes em seus propósitos. As circunstâncias não alteraram em nada o curso de suas vidas. Eles estavam armados de Deus. O desejo de Deus é que as famílias estejam preparadas, antes, durante e depois da guerra.

VEJAMOS ALGUNS DESAFIOS DA FAMÍLIA FRENTE A ATUAL CRISE:

1.  ISOLAMENTO SOCIAL – Afetou principalmente algumas crianças que estão sofrendo devido à ausência do relacionamento com os colegas em sala de aula. As aulas estão suspensas. Em diversas famílias, essa situação tem gerado depressão em muitos filhos.

Em um artigo intitulado: “Depressão aumenta entre crianças e adolescentes durante pandemia”, do psiquiatra Roberto Santoro, coordenador de Saúde Mental do RJ, publicado em junho do ano passado, 2020, no site da Sociedade Brasileira de Pediatria, destaca que:

Crianças e adolescentes estão sem frequentar escolas... De repente, tiveram que se adaptar às aulas remotas, perderam o contato com os amigos e avós e passaram a temer a morte. Todos esses fatores mexeram com a saúde mental dos mais jovens. De acordo com Roberto é preciso que os pais e responsáveis procurem um especialista ao perceberem transformações de comportamento. “Devido à pandemia, houve um aumento grande de crianças e adolescentes com quadros de insônia, angústia, medo, perda ou excesso de apetite. Nos casos de depressão, os sintomas mais comuns são irritabilidade, agressividade e desânimo”.

Como pais cristãos, conhecedores da Palavra de Deus, devemos ampliar o leque da atenção para com os nossos filhos. A Bíblia fala sobre a atenção e cuidados que os pais devem ter com os filhos, Deuteronômio 6.6,7:  

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Em Salmos 2.12a

Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho [...].

2. DISTANCIAMENTO SOCIAL – é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. Nos impossibilitou de realizar dois grandes gestos que mais fazíamos: aperto de mão e abraçar. Mas tudo tem o seu tempo:

Eclesiastes 3.5b

[...] tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
O tempo de abraçar passou na vida de muitas famílias. Pais que perderam seus filhos sem antes o abraçar; filhos que perderam seus pais idosos.

3.    MORTES – O crescente número de mortes ocasionadas devido a pandemia;

4.  MEDO – Devido ser uma pandemia, e não sabermos quando tudo isso vai acabar, vem o sentimento que todos possuem, o medo:

  • Medo de ser contaminado; 
  • Medo de morrer;
  • Medo de perder ou continuar perdendo familiares próximos para a Covid.     SALMOS 23, um dos textos bíblicos para nos ajudar a vencer esse momento.

5. 5. OUTRO DESAFIO DA FAMÍLIA CRISTÃ É O ESTRESSE – Normalmente está relacionado com qualquer situação ou pensamento que provoca frustração e nervosismo, que acaba passando espontaneamente. Nessa pandemia, os casos tem se agravado.

Filipenses 4.8: 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

6. 6. ANSIEDADE - Está relacionada com medo irracional, aflição, preocupação excessiva e angústia devido à sensação de perigo e incerteza, sendo mais comum em doenças psiquiátricas, como ocorre na depressão.

Salmos 22.24: 

Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.

Lucas 10.40-41

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

I Pedro 5.6-7

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

7. 7. CONCLUSÃO: Finalizo dizendo que a Bíblia não mudou. Independente das circunstâncias e dificuldades que a família esteja passando, Deus está no controle de tudo. Ele está presente a cada momento e a Palavra final será sempre Dele. Ele é Deus antes, durante e depois da pandemia, Ele continuará sendo Deus. A Sua palavra continuará sendo nosso conforto. Nosso Deus sempre será nosso socorro e esconderijo.

Em Eclesiastes 3.1: 

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Em João 16.33:  

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Deus abençoe você e sua família! Se você gostou do artigo, compartilhe com mais alguém nos grupos de Facebook e WhatsApp.