Meus irmãos, no livro do profeta Isaías no capítulo 66 e os versículos 1 e 2, está escrito: “ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” Verso 2 “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra”. 

Por meio do profeta Isaías, Deus declara que o céu é o seu trono e que a terra é o escabelo de seus pés. Encontramos nessa passagem bíblica, Deus, afirmando, portanto, que o céu é o trono Dele, seu assento é lá. Nessa passagem, Deus fala como rei e ainda destaca que o céu é o lugar onde ele mantém sua corte. De onde ele dispensa seus comandos. Local de onde sai todas as ordens expressas Dele aos homens; e de onde ele examina todas as suas obras. 

O céu, que a Bíblia fala nessa passagem, é a sede de seu Trono Divino e corte celestial. Ele afirma também que a terra é o escabelo de seus pés. Escabelo é o estrado onde se coloca os pés quando nos sentamos. No texto, Deus nos ensina que a terra é o local onde Ele apoia seus pés quando está assentado no seu Trono. A ideia que nos é transmitida aqui, é que Deus é tão grande e glorioso que até a própria terra poderia ser considerada também apenas como seu banquinho. 

Provavelmente, é por isso que em Mateus 5, 34 e 35, Jesus enfatizou: “Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés [...]”.

No verso 2 de Isaías, onde lemos anteriormente, Deus declara que ele fez todas essas coisas. Mas, a pergunta é: Para quem Deus olhará? O texto é claro: para “o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra”. 

Deus tem todo o Universo para Ele admirar e receber louvor, mas, Ele prefere olhar para algo diferente, pessoas. Os seres, que são obra prima de sua criação. Pessoas que muitas das vezes são desprezadas pelos seus próprios semelhantes. O Senhor aqui, afirma que olhará para os humildes e contritos que chamam a sua atenção. 

Deus direciona o seu olhar para aqueles que são massacrados e oprimidos pelo mal. Aquele que está quebrado, moído, pisado pelos seus pecados e que busca o socorro do Céu. Vimos isso na parábola do publicano e do fariseu, em Lucas 18.9-14: “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”. 

Deus olha para aqueles que vivem como o publicano. Que tem o coração humilde, quebrantado e que anela o olhar e a presença de Deus. 

Um outro grupo de pessoas que também tem o olhar de Deus, são aqueles que possuem reverência à Palavra de Deus, que considera seus ensinamentos valiosos e estão dispostos a suportarem desprezos, humilhações, privações e tantos outros sofrimentos por amor ao Senhor.

Que você possa ou continue sendo uma pessoa que venha a atrair o olhar de Deus. Amém? Que Deus abençoe você e a sua família, e até a próxima!

Pastor Deuramar Ribeiro

VEJA MENSAGEM EM VÍDEO