Em Provérbios 11.8, está escrito: "O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar”.

Amigos e irmãos, no evangelho de João 16.33, disse o Senhor Jesus aos seus discípulos quanto ao sofrimento que os cristãos passariam na terra: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Jesus estava declarando que a vida do cristão nesse mundo não seria, como muitos pensam, um mar de rosa. O Senhor foi sincero em dizer que o cristão enfrentaria dificuldades. Até porque, o lugar de descanso, prometido pelo Senhor, não é aqui na terra, mas, no céu. Jesus, por causa do pecado, da transgressão cometida pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva, no princípio da criação, o qual trouxe inquietação e sofrimento a toda humanidade, veio do céu à terra, e não ao contrário, da terra ao céu. Ele mesmo sofreu, foi crucificado, morrendo na cruz por todos nós, mas ressuscitou ao terceiro dia para que fôssemos salvos.

Aproximar de Deus, ou ter uma vida de total obediência a Ele, não significa que o cristão nunca terá problemas ou lutas nesta terra. Agora, se uma pessoa seguir a sua sabedoria, mesmo diante dessas dificuldades, esse cristão será resgatado do perigo enquanto que o ímpio cairá em suas próprias armadilhas. 

Se uma pessoa que teme a Deus passa por sofrimento neste mundo, veja só como será a vida do ímpio, o qual terá de encarar a dura realidade de sua situação, a morte eterna, caso não se arrependa enquanto estiver vivo nesse mundo. Me recordo de uma passagem na carta de I Pedro 4.18, que indaga sobre a questão do justo e do ímpio: “E, se o justo dificilmente se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?”.

No texto de Provérbios 11.8, que lemos no início da mensagem, encontramos: O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar”.

Muitas vezes o justo passa por situações bastante difícil provocadas por pessoas más que procuram a todo custo destruí-lo. Porém, a confiança que ele tem em Deus, aliado à vontade divina, pode muitas das vezes livrar esse cristão. 

Em Salmos 34.19, está escrito: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas”. Por causa de sua fidelidade a Deus, Daniel, na Babilônia, foi jogado na cova dos leões. Deus poderia ter evitado que isso acontece, mas, Deus tinha um objetivo em tudo isso, e Daniel descansou seu coração em Deus. Daniel estava dentro da cova, mas, a cova não estava dentro de Daniel. Ele não se deixou levar pelas circunstâncias. E por isso, ele foi salvo daquela situação e os seus inimigos acabaram sendo jogados dentro da mesma cova que Daniel havia acabado de sair. 

Os ímpios tiveram que enfrentar os mesmos leões que nenhum mal fizeram a Daniel, pois Deus havia o havia protegido. Os homens que perseguiram o cristão Daniel, tiveram fim trágico. Pois se cumpriu a palavra de Provérbios: “O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar”. Daniel foi libertado da cova, e os inimigos colocados dentro dela, e tiveram que colher a injustiça que semearam contra Daniel. Essa passagem está no livro de Daniel no capítulo 6.

Indo para o encerramento dessa importante reflexão, encontramos ainda uma passagem em um dos livros históricos da Bíblia, Ester, no capítulo 7 e os versículos 9 e 10: “Então disse Harbona, um dos camareiros que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: no Verso 10: “Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou”.

Hamã era um dos homens de confiança de Assuero, o rei da Pérsia. Devido Mardoqueu e os demais judeus não se curvarem perante esse Hamã, ele então passou a ter raiva do povo judeu e planejou matar a todos eles que moravam no reinado de Assuero por força de um documento real. A esposa de Assuero, a rainha Ester, era judia e filha de Mardoqueu e nem Hamã e nem o rei sabia disso. Deus entrou em ação, e após, todo o povo judeu jejuarem em prol disso, Deus livrou Mardoqueu e o povo judeu de serem mortos. 

A forca que Hamã havia preparado para Mardoqueu terminou sendo usada contra ele próprio. É assim que Deus faz: “O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar”. 

Entregue todo o seu caminho, suas dores e seus sofrimentos ao Senhor, e deixe Ele guiar a sua vida! Deus fará com que você apenas veja a diferença entre o justo e o ímpio. “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”. (Malaquias 3.18). E ainda, em Salmos 91.7 e 8: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”.

Que Deus abençoe você e sua família. Até a próxima. 

VEJA O VÍDEO DA MENSAGEM