Que a graça do Senhor Jesus esteja em sua vida. A leitura bíblica é no livro de Deuteronômio 28.1 e 2: “E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus”.

Nesse texto bíblico encontramos uma grande promessa feita pelo próprio Deus àqueles que ouvem e guardam a Palavra de Deus em seus corações para não pecarem contra o Senhor. Essa promessa feita por Deus, não é uma determinação, e sim, uma escolha, caso o homem queira ter vida e paz. O texto diz: “Se ouvires a voz do Senhor”. Ou seja, se quiser. Não é obrigado.

O Senhor Jesus, em Lucas 9.23, afirma: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Deus mandou Moisés dizer a Israel, que essa escolha, em guardar os mandamentos, deveria ser completa, ou seja, todos os mandamentos, e não apenas uma parte. Como resultado, o Senhor Deus iria exaltar a nação de Israel sobre todas as nações da terra.

Quem não quer viver uma vida de vitória e de reconhecimento? Todo ser humano gosta de ser bem tratado, valorizado, elogiado e de ter o seu trabalho reconhecido. É isso e muito mais, o que Deus quer fazer na vida do homem e da mulher que ouve e pratica a Palavra de Deus.

O salmista sabia que esse era o segredo: guardar a Palavra no coração para não deixar Deus triste, e por isso ele escreveu em Salmos 119.11: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. As bênçãos prometidas por Deus, conforme o texto bíblico, não foram destinadas às pessoas privilegiadas, mas, sim aquelas, como disse Jesus: que negam a si mesmo e tome cada dia a sua cruz, para obedecerem a voz do Criador.

Quando o Senhor fala, Ele quer ser ouvido, mas, infelizmente são poucas as pessoas que se dispõe a atendê-lo. Quem ouve e pratica a Palavra de Deus, acontece em sua vida, algo muito diferente em relação a vida daquele que despreza a voz do Altíssimo. O texto diz que Deus exaltaria sobre todas as nações. O testemunho pessoal da vida do verdadeiro cristão, faz com que Deus venha engradecer o nome dessa pessoa, a ponto de todos enxergarem o quanto ele é estimado pelo Altíssimo.

Mas, o tema da mensagem é GERIZIN ou EBAL! E talvez você esteja se perguntando, o que isso significa? O que é Gerizin? O que é Ebal? Vamos lá: Gerizin e Ebal são dois montes que ficam na Palestina. Por determinação de Deus, durante a peregrinação do povo hebreu, Moisés deu ordem ao povo para que quando atravessassem ao Jordão, colocassem seis tribos de Israel em cima do Monte que ficava à direita, que era Gerizin (que significa lugar fértil), e dali, abençoassem ao povo.

O Monte Gerizin representava as bênçãos na vida dos que ouvissem e guardassem aos mandamentos de Deus, conforme o texto que lemos no início da mensagem. Já o Monte Ebal, ficava à esquerda, e significava lugar estéril (improdutivo), em cima desse monte, que representava as maldiçoes, ficariam as outras seis tribos e eles iriam pronunciar as maldiçoes sobre a vida daqueles que desprezassem a Palavra do Altíssimo.

Podemos conferir conforme Deuteronômio 27.26: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém”. Essas palavras de maldições que sobreviriam ao povo em caso de desobediência foram proferidas pelas seis tribos que estavam no Monte Ebal. Por causa desse contexto, o Monte Gerizim ficou conhecido como significando o monte das bênçãos; enquanto que o Monte Ebal foi chamado de monte das maldições.

Meus amados amigos e irmãos, toda essa exigência determinada por Deus era tão somente para que o povo não esquecesse que suas escolhas iriam refletir diretamente em suas vidas. Para nosso ensino, nos dias de hoje, entendemos que sempre haverá a escolha de seguir a vontade de Deus ou a do mundo. Essa escolha fica a critério de cada pessoa. Dentre as diversas bênçãos lançadas do Monte Gerizin, Deuteronômio 28.3, declara uma delas: “Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.”

Diante de tudo o que ouvimos, eu lhe pergunto: qual o monte você quer que reflita nas suas escolhas? Monte Gerizin, o da bênção? Ou o Monte Ebal, o monte das maldições? A decisão é sua. Só você pode decidir. Escolher Gerizin, é escolher a vida, que é Jesus. Ebal é a morte.

Em Deuteronômio 30. 19 e 20, declara: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias;...”.

Em Eclesiastes 12.13: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.”

Que Deus abençoe você e sua família. Até a próxima.

ASSISTA O VÍDEO DA MENSAGEM