No livro de Gênesis 5.24, declara a Bíblia Sagrada: “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

Andar com Deus significa viver de acordo com a Sua Palavra. O texto bíblico fala de Enoque. Enoque era filho de Jarede e pai de Metusalém (Gn 5:18,21), e pertencia à descendência de Sete, o terceiro filho de Adão e Eva. Enoque possuía um profundo relacionamento com Deus. Ele possuiu conduta santa e reta em uma época em que o pecado tomava conta de todos. Para os seus contemporâneos da época, ele se tornou um pregador. Pregava contra a imoralidade que havia nos dias dele. Seu testemunho de vida no meio daquela geração, agradou tanto a Deus, que o Senhor o tomou para si, sem passar pela morte. Seu desaparecimento da terra foi um mistério revelado. Porque na epístola aos Hebreus 11.5 diz que: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”

Quando andamos com Deus, faz com que nos distanciamos do Diabo, inimigo de Deus; nos faz pensar mais no céu; nos leva a sermos pessoas mais humildes; sacrificamos os desejos carnais; procuramos viver em espírito; e passamos a amar mais a Jesus e aos seus mandamentos.

O testemunho de vida de Enoque nos deixa claro que mesmo vivendo em um mundo cheio de podridão, devido as pessoas se entregarem sem reserva ao pecado e à carnalidade, podemos ter uma vida santa, reta e abastecida da presença de Deus. Eu pergunto: Você está andando com Deus?

A Bíblia destaca também sobre a vida de outro personagem que andava com Deus e foi preservado juntamente com a sua família do maior dilúvio que essa terra já provou. Seu nome era Noé. Está em Gênesis 6.9: “...Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” Repito: Noé andava com Deus. Em Hebreus 11.7, fala de seu testemunho: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” Eu pergunto a você: Vale apena ou não, andar com Deus? Andar com Deus é fazer a melhor escolha na vida, ou seja, escolher a melhor parte como fez Maria, irmã de Marta e Lázaro.

Andar com Deus, o Pai, é andar com o Seu Filho Jesus. Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2º Coríntios 5.19). Todo homem ou mulher que diz que Jesus está com ele, mas, não abandou o pecado, deve rever essa situação, e isso, o quanto antes. Em I João 2.6, declara as Sagradas Escrituras: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” E como Jesus andou? É uma pergunta! Em Atos dos Apóstolos 10.38, encontramos o seguinte: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” O texto é bem claro, Jesus andou fazendo o bem. Essa é a nossa obrigação, fazer o bem. Afinal, somos discípulos Dele. E se somos verdadeiramente discípulo, somos luz para brilhar nesse mundo de escuridão. Em I João 1.7, lemos: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

Devemos aproveitar toda as oportunidades boas na vida, que as vezes são raras. Mas, de todas elas, a mais importante que não podemos deixar passar é a oportunidade espiritual, andar com Deus e ter a vida eterna em Cristo Jesus. Não basta apenas ter Jesus como Salvador, é preciso termos como Senhor de nossas vidas. Apenas saber que Jesus é salvador, pode nos levar a mesma escolha feita por um dos discípulos do Mestre, Judas Iscariotes. Como disse o pastor Mac Anderson: “JUDAS andou com a porta, mas não entrou nela. Conheceu o caminho, mas andou por um atalho. Conviveu com o pastor, mas não quis ser sua ovelha. Viu a luz e viveu em trevas. Seguia a verdade vivendo uma mentira. Andou com a vida, mas escolheu a morte. Conheceu o dono do céu, mas decidiu ir para o inferno. JUDAS conviveu, mas não converteu. Ficar na garagem não faz de você um carro, assim como frequentar a igreja não faz de você um cristão.”

Indo para o encerramento, em Colossenses 2.6,7: o apóstolo Paulo nos alerta que devemos ter as mesmas atitudes que o Senhor Jesus teve ao vir a este mundo para nos ensinar o caminho do Céu: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.”

Você que chegou até aqui, nosso muito obrigado. Que Deus abençoe você e sua família. Não deixe de andar com Deus, pois Ele nos garante uma vida eterna em Cristo Jesus. Até a próxima!

ASSISTA VÍDEO DA MENSAGEM