Em 2º Timóteo 4.7, a Palavra de Deus declara: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Esse texto bíblico é muito frisado por profissionais da segurança pública quando se aposentam, ou os militares, quando completam tempo de serviço e vão para a reserva remunerada.

Fazer alusão a este texto bíblico, após o cumprimento da missão, 30 anos de serviço prestado à sociedade, é uma bênção de Deus, pois devemos com isso, priorizar a Palavra de Deus em nossos corações. Mas, o objetivo dessa passagem bíblica vai muito mais além daquilo que podemos imaginar.

O versículo foi escrito pelo apóstolo Paulo quando já estava perto do final de sua vida, ao seu filho na fé, o jovem Timóteo. Objetivando Paulo em encorajar o obreiro Timóteo a permanecer firme na fé, lutando sem temor, até cumprir a missão designada pelo Senhor Jesus, a qual foi a de pregar Cristo ressuscitado de entre os mortos.

Paulo estava reconhecendo uma vida bem vivida ao serviço de Deus e agora, como fruto de uma missão cumprida, esperava ansiosamente a recompensa no Céu, que aguarda todos que amam Jesus. Podemos confirmar esse propósito do apóstolo, conforme o versículo 8 do mesmo capítulo:

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Paulo almejava a vida eterna, e com isso, considerou todo o seu sofrimento, por causa do evangelho de Cristo, como ganho. Como bom soldado alistado no exército de Jesus, Paulo foi capaz de arriscar a própria vida por amor ao seu Senhor. O corpo do apóstolo Paulo era todo manchado pelas batalhas que ele enfrentou durante seu ministério. Mas, carregava no peito, a alegria de poder ter chegado ao fim de sua carreira mantendo a mesma força motivadora de sua caminhada quando a iniciou a luta, que foi a sua fé.

Paulo conseguiu lutar com bravura e foi bem sucedido em toda a sua missão, porque sempre procurou agradar o que o alistou para a guerra, Jesus, o seu maior tesouro.

Que eu e você, possamos tomar a mesma atitude. Sem Cristo, as conquistas na terra pode até nos fazer ganhar medalhas, mas, o prêmio maior, a salvação, só para quem foi alistado e permanece firme ao Rei dos reis e Senhor dos exércitos.

Em muitos quartéis de nosso país existe uma frase: “Muitos foram chamados para a guerra; os covardes desistiram; os fracos perderam; mas os fortes veneram”.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” Que Deus abençoe você guerreiro (a), e toda a sua família!

ASSISTA AO VÍDEO DA MENSAGEM